25/04/08 |

Dia do Índio é comemorado com exposição em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, será o tema da participação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa na 97ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, em Brasília, no período de 25 a 27 de abril.

Serão apresentados os trabalhos mais recentes desenvolvidos em parceria entre a Embrapa e comunidades indígenas para conservação de espécies de plantas e animais.

A união entre o saber tradicional e a tecnologia moderna vem se mostrando um caminho promissor para ampliar o conhecimento e as técnicas de conservação de recursos genéticos. Quem visitar o estande da Embrapa no evento vai conhecer também produtos de artesanato indígena.

Início

A parceria entre a Embrapa  e os povos indígenas começou na década de 90, quando a Empresa foi procurada por representantes da etnia Krahô, de Tocantins, que estavam em busca de sementes tradicionais de milho e amendoim.

As sementes são conservadas no banco genético da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, que hoje é o maior do Brasil e o sexto maior do mundo, com mais de 100 mil amostras de sementes. De lá para cá, a parceria estreitou-se cada vez mais e outras comunidades indígenas foram incorporadas.

Quem visitar o estande da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia no evento vai conhecer as pesquisas mais recentes desenvolvidas pelo grupo de etnobiologia da Unidade, entre as quais se destacam: a conservação de tracajá e do cipó Kupá.

Tracajá: manejo no Parque Indígena do Xingu

O tracajá (Podocnemis unifilis) é uma espécie parente da tartaruga da Amazônia e é um alimento tradicionalmente apreciado (ovos, filhotes e animais adultos) por muitos povos indígenas.

Nos últimos anos, os índios da aldeia Morená, da etnia Kamayurá, no Parque Indígena do Xingu – MT vêm alertando que as populações de tracajá estão diminuindo, tanto os animais adultos, como de ovos e filhotes, devido a uma série de fatores, que vão desde o aumento da população de índios dentro do Parque (aumentando o volume consumido); o aprendizado de formas mais eficientes de pesca da espécie; até a poluição das cabeceiras dos rios no entorno do Parque.

Preocupados com essa situação, os representantes da aldeia Morená procuraram a Embrapa na busca de suporte técnico-financeiro para um projeto de manejo de tracajá ao longo de nove praias do rio Xingu, nas proximidades da aldeia.

A necessidade de recuperação dessa espécie levou a uma parceria entre a Embrapa, o IBAMA/Instituto Chico Mendes-RAN, que estão se aliando às populações locais para assegurar o sucesso das ações de manejo de tracajá.

Kupá: o cipó alimento

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vem investindo também na recuperação de um alimento tradicional da etnia Kayapó: o Kupá (Cissus gongylodes Burch), um cipó da família Vitaceae, mesma da uva, conhecido popularmente como cipó babão ou mandioca aérea. 

O kupá é uma planta de domesticação mais recente pelo Homem, há cerca de 1.000 anos atrás. Este é um dos motivos de seu uso ser ainda pouco difundido, mesmo entre as populações indígenas, estando atualmente restrita a poucas etnias.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Fábio Freitas, a conservação de espécies vegetais e animais é uma das prioridades da Embrapa, especialmente daquelas negligenciadas como o kupá, que por ter seu uso restrito e pouco conhecido, corre um maior risco de perda.

Ele explica que essas duas ações contam com o apoio do Programa Biodiversidade Brasil-Itália e reforçam a preocupação da Embrapa com a conservação e o fortalecimento da cultura das populações tradicionais e indígenas, a partir do trabalho de conservação de recursos genéticos e das histórias e tradições a eles relacionadas.

 

A 97ª Feira Botânica do CasaPark acontece no dia 25 e 26 de abril (sexta e sábado), de 10 às 22 horas e no domingo, dia 27, de 12 às 20 horas.

 

Fernanda Diniz (MTb4685/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672fernanda@cenargen.embrapa.br 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/