28/04/08 |

Venezuelanos visitam unidades da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"A partir de Caracas, na Venezuela, vamos transformar os países da América Latina e o Caribe em centros de excelência na produção de alimentos utilizando os avanços tecnológicos da Embrapa". Foi o que disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia em comemoração pelos 35 anos da Empresa realizada no Palácio do Planalto, no dia 23 de abril. Em busca dessa excelência, pesquisadores venezuelanos visitaram centros de pesquisa da Empresa na última semana. A iniciativa faz parte de ações desenvolvidas pela representação da Embrapa recentemente instalada naquele país.

Em Brasília, além de acompanhar a solenidade de aniversário da Empresa, o grupo visitou laboratórios da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e da Embrapa Cerrados. Na sede da Empresa, a comitiva foi recebida pelo diretor-executivo Kepler Euclides, que falou sobre o papel da pesquisa agropecuária na evolução da pecuária de corte no Brasil.

 

Rodríguez ressaltou o interesse em fortalecer a produção de bovinos, suínos, ovinos e caprinos como forma de aumentar o consumo de proteína animal entre os venezuelanos. Por isso, o intercâmbio e a capacitação em temas como sanidade e nutrição, além de melhoramento genético e reprodução animal estão entre as prioridades do Instituto e a partir dos quais pretende colocar em prática o projeto de cooperação técnica assinado em março último entre Embrapa e Inia – responsável por fornecer apoio físico e de infra-estrutura à Empresa naquele país.

 

Parceiros - Durante apresentação à equipe do Instituto, o diretor da Embrapa destacou que a pesquisa agropecuária deve adotar o enfoque holístico para responder à complexidade crescente da atividade agropecuária. "O atendimento às novas demandas impõe desafios que não podem ser vencidos isoladamente pelas instituições. Será preciso envolver mais parceiros em novos arranjos ", lembrou. Com relação à inovação, Kepler ressaltou que "não se trata apenas de fazer algo novo, mas algo que promova a transformação social, econômica e ambiental, ou seja, o desenvolvimento".

 

De acordo com o pesquisador da Embrapa Transferência de Tecnologia que acompanha a comitiva, Elias de Freitas, no início da semana os pesquisadores do Inia tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Suínos e Aves, localizada em Concórdia (SC). Na sexta-feira, 25, a comitiva de pesquisadores do Instituto Nacional de Investigações da Venezuela (INIA), chefiada pela gerente-geral Jorman Rodríguez (foto), seguiu para Juiz de Fora (MG), onde visitaram a Embrapa Gado de Leite.

 

Ramiro De La Cruz, diretor do Centro Nacional de Sementes da Venezuela, criado em novembro último, integrou a comitiva ao lado de especialistas em biotecnologia, reprodução animal e sementes.

 

 

Jornalista Valéria Costa – Mtb. 15533/59/32 – SP

Embrapa Tranferência de Tecnologia

Contato: 61 3448.4510 – valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/