28/04/08 |

Primeira cultivar protegida de banana é destaque no Agrishow

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Transferência de Tecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa do Agrishow Ribeirão Preto 2008 representada pelos Escritórios de Negócios de Campinas (SP), do Amazonas (AM) e de Londrina (PR). O evento teve início nesta segunda-feira, 28 de abril, e vai até 3 de maio, em Ribeirão Preto/SP.

A unidade vai expor a primeira cultivar de bananeira protegida no Brasil, a BRS Conquista, desenvolvida pela Empresa e resistente ao Mal do Panamá, da Sigatoka Amarela e da Sigatoka Negra. Também serão apresentadas as novas variedades de maracujá azedos e ornamentais da Embrapa, que têm lançamentos previstos para maio e setembro, respectivamente, e somente então vão estar disponíveis no mercado.

O público do Agrishow vai conhecer Clemenules, Nova e Satsuma, três variedades de tangerina. Clemenules é uma das principais variedades cultivadas no Brasil para exportação, e a Satsuma, é uma espécie originária do Japão, precoce e tolerante ao frio. Semente, muda, fruto e óleo de dendê bem como o biodiesel feito a partir da oleaginosa também poderão ser vistos durante a feira. 

Catálogo - Variedades de maçã, soja e forrageiras recomendadas para a região serão expostas durante a feira. A programação também prevê a divulgação do Catálogo de Produtos e Serviços e a apresentação da nova página na internet contendo informações sobre uvas livres de viroses da Embrapa. 

O gerente do Escritório de Negócios em Campinas, Edison Bolson, explica que o objetivo da Exposição é atender as necessidades e demandas dos produtores. "A Embrapa desenvolve cultivares e mantêm estoques de sementes genéticas e básicas, visando apoiar o desenvolvimento da indústria de sementes, no sentido de preservar, com equilíbrio, esta atividade, ampliando a competitividade da atividade agrícola brasileira", diz.

A Agrishow é realizado pela Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Abag (Associação Brasileira de Agribusiness), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e SRB (Sociedade Rural Brasileira). A última edição do evento atingiu 140 mil visitantes, conforme dados divulgados pelos organizadores.

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 - SPColaboração: Kátia PaivaEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510 – valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/