29/04/08 |

Embrapa e Enalta apresentam sensor para irrigação de precisão na Agrishow

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A agricultura é a maior ameaça às reservas de água doce do planeta, de acordo com um relatório das Nações Unidas divulgado em 2006, sendo que na média mundial, cerca de 70% dos recursos hídricos disponíveis atualmente são destinados à irrigação, fato que exige da ciência e tecnologia o desenvolvimento de soluções  para a redução do desperdício.

Uma pesquisa realizada nesse sentido  resultou na criação de sensores para irrigação de precisão, cujo protótipo será apresentado na Agrishow  2008 pela Enalta, empresa de São Carlos, e Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Batizado de Nó-Sensor de Umidade de Solo, a tecnologia tem várias aplicações no setor agrícola. A principal  é como ferramenta de apoio ao manejo de irrigação, para a aquisição de dados ambientais relacionados com a cultura a ser monitorada.  É destinado aos agricultores que realizam manejo com irrigação e citricultores.

O sensor faz a leitura imediata e a coleta dos pacotes de dados armazenados em sua memória. Pode ser utilizado para auxiliar o planejamento logístico no corte e carregamento de cana-de-açúcar, identificando a quantidade de impurezas junto à matéria-prima.

O Nó-Sensor de Umidade do Solo é um dos resultados do projeto "Desenvolvimento de plataforma tecnológica para irrigação de precisão em culturas perenes" (IRRIGAP), desenvolvido em parceria pelas duas empresas, com financiamento do Programa de Inovação Tecnológica em Pequena Empresa (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Outras tecnologias da Embrapa Instrumentaçao Agropecuária também estão sendo demonstradas na feira como o fotorreator, equipamento destinado ao tratamento de resíduos e pesticidas em água, por meio de utilização de radiação ultravioleta e materiais fotocatalisadores. Os principais benefícios da tecnologia são a facilidade de instalação e a eficácia do tratamento com radiação ultravioleta, com capacidade de quebrar as ligações químicas das moléculas dos pesticidas, ao contrário dos métodos tradicionais de cloração e filtração.

Os visitantes vão poder conferir ainda um programa que ajuda o produtor rural a diagnosticar doenças em várias culturas via internet. É a nova versão do sistema Diagnose Virtual. O software, que antes era dedicado a cultura do milho, agora pode ser usado para diagnosticar doenças em feijão, soja, trigo e tomate. Esta versão foi elaborada utilizando uma nova lógica de forma a tornar o diagnóstico mais preciso e com a possibilidade da plataforma básica do sistema ser utilizada no futuro também para ações de diagnóstico em sanidade animal.

Agrishow 2008

O Agrishow é uma feira internacional realizada anualmente que tem como principal objetivo fomentar negócios, desenvolver e valorizar o produtor rural, a agricultura, a pecuária e agroindústria nacional. Um dos indicadores do sucesso da Agrishow é o conceito de feira agrícola dinâmica com demonstrações de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas em ação.

Em sua última edição, a feira movimentou R$ 710 milhões, desempenho 42% superior ao resultado da edição anterior (R$ 500 milhões), recebeu 140 mil visitantes, em uma área total de 190.000 m2 de exposição e teve a participação de 660 expositores.

A edição deste ano acontece até 3 de maio, em Ribeirão Preto, SP.

Joana Silva - Mtb 19554Embrapa Instrumentação agropecuária(16) 2107-2813

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/