14/05/08 |

Embrapa promove mostra 33 anos de atuação no Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) promove na terça-feira( 13)  a Mostra de Resultados de Pesquisas, em comemoração ao aniversário de 33 anos de atuação no Estado do Amazonas. O evento serárealizado no Auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), na avenida Darcy Vargas, Chapada, em Manaus, no horário das 9h30 às 12h e das13h30 às 18h30 e contará com a presença da Diretora-Executiva da Embrapa, Dra. Tatiana Deane de Abreu Sá.

A Mostra foi programada em quatro sessões. A primeira  abordará a "Atuação da Embrapa em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – Enfrentando Desafios". Teremos as palestras da Dra. TatianaDeane de Abreu Sá e da Chefe-Geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Dra. Maria do Rosário Lobato Rodrigues, que abordarão os  tema sobre Atuação da Embrapa na Amazônia – O desafio de conciliar preservação e desenvolvimento e Embrapa Amazônia Ocidental – 33 anos de atuação no Amazonas.

 A segunda sessão terá como tema a "Caracterização e uso sustentável do bioma Amazônico". Nesta parte a equipe técnica mostrará, em 11 palestras, os resultados de pesquisas obtidos ao longo desses anosem manejo e caracterização do uso do bioma amazônico, silvicultura e manejo florestal, sistemas agroflorestais, plantas medicinais e olericultura, aqüicultura, guaraná, seringueira, dendê, culturasalimentares, cupuaçu, banana e outras fruteiras.

A terceira sessão trará à discussão o tema "Visão do Ambiente Externo", e contará com a participação do professor Dr. José Aldemir de Oliveira, Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (SECT), que falará sobre a "Integração de CT&I nos Arranjos Produtivos Locais do Amazonas".

Na última  haverá a solenidade de encerramento, quando serão homenageados os pesquisadores Maria Pinheiro Fernandes Corrêa, uma das precursoras das pesquisas com a cultura do guaraná e que atualmente é Chefe-Geral da Embrapa Caprinos (Sobral-CE); e Vicente Haroldo de Figueiredo Moraes, um dos fundadores da Embrapa no Amazonas e pioneiro napesquisa com seringueira na Amazônia, cultura na qual se dedicou no estudo do controle do mal-das-folhas, por meio da enxertia de copa com clones resistentes, cujos resultados tornaram viável a heveicultura na Amazônia. Foi pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental durante 30 anos. Aposentou-se no final de 2005 e faleceu no dia 25 de abril passado.

Contribuições para a sociedade

São exemplos de contribuições disponibilizadas pela Embrapa Amazônia Ocidental à sociedade, a produção de cultivares clonais de guaraná, tecnologia que permite aumento de 300% na produtividade; a produção de sementes de alta qualidade de dendê, novas cultivares de mandioca adaptadas às condições da região e com produtividade acima dos plantiostradicionais.

O desenvolvendo tecnologias para o sistema de produção de pescado e quelônios contribui para a redução da pressão da pesca predatória sobre osestoques naturais. Sistemas agroflorestais que possibilitam ao produtor combinar espécies numa mesma área tem permitido o manejo integrado dapropriedade e a preservação do meio ambiente.

Atua ainda no desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis envolvendo fruticultura tropical e recuperação de áreas degradadas por meio de manejo do solo.

Maria José Tupinambá Jornalista ( MTb/AM 114) Contatos: (92) 3621-0352 - Fax(92) 3621- 0430 - Correio eletrônico: maria.tupinamba@cpaa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/