14/05/08 |

Embrapa terá programa de inovações tecnológicas em municípios de SP

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lança nesta sexta-feira (16) seus dois primeiros programas de parceria de inovações tecnológicas (ParcInTec): o ParcInTec Ituverava e o ParcInTec Franca. O intuito é conhecer e atender às necessidades em termos de tecnologias e informações agropecuárias de regiões onde a empresa não tem unidades de pesquisa. O foco é a geração, adaptação e transferência de tecnologias inovadoras.

Em Ituverava, o programa será lançado pela manhã, a partir das 10h30, no campus da Faculdade Dr. Francisco Maeda (Fafram). Nesse município, a Embrapa trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal e com a Fundação Educacional de Ituverava. Também colaboram o Grupo Bio Soja, DVA, Fafram e o Grupo Maeda.

Em Franca, o lançamento acontece a partir das 16h, no Parque de Exposição Fernando Costa, onde se realiza a Exposição Agropecuária - Expoagro 2008. Lá, além da Prefeitura Municipal, há parcerias com a  Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), com a Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonai) e com a Cooperativa de Crédito Rural (Credicocapec). A articulação da parceria foi proposta pelo deputado federal Dr. Ubiali (PSB/SP).

Os dois eventos contarão com a presença do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana.

ParcInTec

O objetivo do ParcInTec é identificar demandas e promover a articulação de parcerias e ações institucionais com o objetivo de potencializar o atendimento delas. Para tanto, envolve as unidades da Embrapa e outras instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, bem como instituições científicas, universidades, governos e setor privado. A partir daí, os parceiros vão desenvolver programas de atendimento às necessidades dos diversos segmentos do setor agropecuário destes municípios e regiões.

O ParcInTec Ituverava e o ParcInTec Franca vão representar a Embrapa nesses municípios. Também poderão promover o treinamento de agentes multiplicadores e de produtores rurais na aplicação de novas tecnologias desenvolvidas pelas instituições de ciência e tecnologia. Em cada município, será instalada uma equipe, liderada por um técnico ligado à Embrapa. O custo básico para a manutenção dos programas é estimado em R$ 120.000,00 anuais e será custeado por um fundo criado para a manutenção da parceria.

--Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/