21/05/08 |

Banco de dados de solos na internet

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de possibilitar o armazenamento, manipulação e disponibilização das informações sobre os solos brasileiros, a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e a Embrapa Solos (Rio de Janeiro), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, investem no desenvolvimento de um Sistema de Informações de Solos.

O sistema de solos vai armazenar dados detalhados sobre esse recurso natural, para que possam ser acessados pela internet, combinados e analisados, sob vários pontos de vista.

O banco reunirá informações de solos coletados e analisados de todas as regiões do Brasil. A partir desta base de dados serão desenvolvidas aplicações para a tomada de decisões do agronegócio, em zoneamento agrícola, na estimativa da produtividade de culturas, no ensino e na pesquisa.

A base será, ainda, continuamente alimentada por pesquisadores da Embrapa e de outras instituições. "A principal característica desse sistema é reunir dados de perfis de solos, análises de fertilidade e mapas. Serão mais de quatro mil perfis iniciais", informa Humberto Gonçalves dos Santos, pesquisador da Embrapa Solos.

Subsídios

Os perfis serão úteis principalmente para pesquisadores e estudantes da área de Ciência do Solo e o componente sobre fertilidade vai subsidiar a tomada de decisões dos agricultores, acrescenta o pesquisador. As informações georreferenciadas complementarão o banco, fornecendo elementos cartográficos.

O sistema de informação ficará disponível no site da Embrapa Informática Agropecuária, podendo ser utilizado por usuários cadastrados. Para o pesquisador da unidade Stanley Oliveira, "o trabalho atende às demandas dos pesquisadores da área de solos e resgata as principais funcionalidades de sistemas anteriores, além de agregar novas funcionalidades indicadas por especialistas".

Outro objetivo do banco é apoiar a evolução do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos – SiBCS, em desenvolvimento. "Este tipo de consulta vai ampliar o conhecimento, análises e descrições morfológicas, definindo melhor a classificação de solos e até mesmo aprimorando-a", explica o pesquisador da Embrapa Solos.

Dispersão

"É importante o País ter um banco que reúna os dados disponíveis sobre seus diferentes tipos de solos, pois está tudo muito disperso em bibliotecas, centros de pesquisa e universidades e, dessa forma, há dificuldade para acessar as informações", diz Santos.

O sistema foi implementado, testado e evoluído de acordo com requisitos de especialistas. Atualmente, a Embrapa Solos coordena a inserção dos dados, em conjunto com outras unidades da empresa. Em uma segunda etapa, devem ser capacitados usuários de outras instituições para que, por meio de parcerias, também alimentem a base de dados e possam acessar o sistema.

Nadir Rodrigues Pereira(MTb 26.948/SP)Embrapa InformáticaContatos:(19) 37895747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/