28/05/08 |

Palestra aborda criação de Parques Tecnológicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O  presidente da Embrapa Silvio Crestana recebeu nesta quarta-feira (28/5) na sede da Empresa, em Brasília, o professor da USP/SP João Steiner que proferiu palestra sobre Parques Tecnológicos.

Participaram do seminário o o chefe da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, o chefe da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Peres, a vice-diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB, Ednalda Moraes e demais empregados da Empresa.

Coordenador do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, Steiner falou sobre a criação de parques tecnológicos na Grande São Paulo, em Campinas, São José dos Campos, São Carlos e Ribeirão Preto, que irão formar o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. O professor explicou a finalidade, a estrutura e o modelo jurídico .

Segundo ele, a idéia é fomentar a implantação de Parques Tecnológicos como ambiente propício à realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento por empresas, em parceria com entidades públicas, com a conseqüente transferência de tecnologia para o setor produtivo, gerando inovação tecnológica.

"Os Parques são instrumentos de desenvolvimento e ambiente de inovação e constituem-se  em empreendimentos empresariais e imobiliários de grandes dimensões, com gestão privada, auto-sustentáveis, tendo em seu núcleo entidades públicas, científicas e tecnológicas, associadas ao investimento público em equipamentos de grande porte para laboratórios específicos", explicou.

Para Steiner, esse tipo de empreendimento "é uma forma eficaz de fomentar a inovação, transformando conhecimento em riqueza". O ideal, segundo ele, é aliar vários setores da sociedade: setor público e privado e instituições de ciência e tecnologia.

Para Cabral, a palestra do professor é de extrema importância , já que pretende, em parceria com o Governo do Distrito Federal, implantar o Parque Tecnológico Sucupira de Biotecnologia e Agronegócios na região do DF. "É uma oportunidade de discutir a atuação da Embrapa e aprender mais sobre os modelos de gestão dos Parques Tecnológicos".

Cabral ressaltou, ainda, que o PAC Embrapa prevê também a participação da Empresa, até 2010, em quatro Parques Tecnológicos no Brasil.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/