27/05/08 |

Teoria e prática na cultura orgânica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os sítios Catavento (Indaiatuba, SP) e Nata da Serra (Serra Negra, SP), a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - Fundag e a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento organizam o Curso de Agricultura Orgânica em 4 módulos, de junho a setembro , sempre nos últimos finais de semana de cada mês.

Tanto a parte teórica como a prática serão realizadas nesses dois sítios, com atividades agrícolas, de pecuária leiteira e de processamento. As propriedades, parte integrante de pesquisa e extensão rural, constituem unidades de pesquisa e de demonstração da Embrapa Meio Ambiente.

A exploração dos recursos naturais pelo homem para fins econômicos, provocou profundas alterações sociais e ambientais em nosso planeta. Para o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Pedro Valarini, também um dos coordenadores do curso, as conseqüências são inúmeras e em alguns casos catastróficas, como por exemplo, a degradação do solo, contaminação das águas, aumento do efeito estufa, entre outros.

"Os estudos e evidências demonstram que a única esperança para a prosperidade da humanidade é o uso responsável e racional destes recursos, ou seja, a busca por métodos sustentáveis de desenvolvimento em todas as vertentes da economia", enfatiza.

Conforme Valarini, para o caso específico da agricultura, o sistema orgânico é o que mais se aproxima do ideal de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, unindo o respeito ao meio ambiente, ao trabalhador, à sociedade, além da viabilidade econômica.

Ele acredita que o curso é importante pela necessidade atual de profissionais capacitados para atender a crescente demanda nos setores de produção, comercialização e exportação de produtos orgânicos.

 Programa

O programa consta de formação básica, uma vez que aborda todas as questões fundamentais da agricultura orgânica. As aulas teóricas serão no período da manhã e ministradas por profissionais conceituados, enquanto que as aulas práticas ocorrerão no período da tarde, ministradas por produtores orgânicos acompanhados pelo professor da manhã.

Durante a noite serão apresentados vídeos para discussões e realizados trabalhos em grupo, bem como reuniões mais descontraídas para troca de experiências.

Entre os módulos o aluno desenvolverá um trabalho de Conclusão de Curso e contará com ferramentas on line para tirar dúvidas com seu tutor e interagir com outros alunos.

O Módulo 1 abrange a definição e princípios da agricultura orgânica, manejo ecológico do solo, a importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças, a vocação da propriedade, o conforto ambiental da planta e seu equilíbrio nutricional. Os docentes desse módulo são Ana Primavesi, Pedro Valarini e Hasime Tokeshi.

O Módulo 2 versa sobre plantio, fertilização, irrigação, manejo ecológico de pragas e doenças, teoria da Trofobiose, análise de solos e equilíbrio de bases. Os docentes são Carlos Armênio Kathounian e Nelson  Corrêa Neto. Fernando Ataliba Nogueira é o produtor dos Módulos 1 e 2.

O Módulo 3 aborda pecuária e processamento, manejo e conservação de pastagens, sistemas ecológicos de produção (ambiência), controle de ecto e endo parasitas, homeopatia animal, produção de leite, industrialização (laticínios), pastejo rotacionado, arborização e consorciação e o Projeto Balde Cheio. Os docentes são Artur Chinelato, Marcelo Morandi e Mário Ramos.

O agronegócio orgânico é o tema do Módulo 4. Serão discutidos certificação, aspectos legais, marketing, alternativas aos modelos atuais, comercialização, organização e análise estratégica, custo de produção, planejamento de produção, questões sociais e de saúde. Os docentes são Moacir Roberto Darolt, Nilson Antônio Modesto Arraes e Elaine Azevedo. Ricardo Schiavinato é o produtor dos Módulos 3 e 4.

Há 30 vagas. Informações sobre valores das inscrições e hospedagem podem ser solicitadas pelo e-mail sac@cnpma.embrapa.br ou pelo telefone 19.3311.2653.

 

Cristina Tordin ( MTb 28.499)Embrapa Meio AmbienteContatos(19)3311.2608cris@cnpma.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/