02/06/08 |

Curso de algodão orgânico na Paraíba

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre os dias 03 a 05 de junho a Embrapa Algodão e o SEBRAE-PB realizam um curso de capacitação para cultivo do algodão orgânico. O evento ocorre em Campina Grande (PB) e tem como público-alvo extensionistas da Emater-PB, ONG´s e produtores da região.

No primeiro módulo  será discutido como o cultivo orgânico do algodão pode se tornar uma oportunidade para a agricultura familiar. O pesquisador Napoleão Beltrão vai ministrar a palestra "Por que produzirAlgodão Orgânico no Semi-árido".

Em seguida, Pedro Jorge de Lima, da Esplar, aborda a questão do mercado do algodão orgânico e sua comercialização. No período da tarde o cursotratará da Edafologia (a ciência que trata da influência dos solos em seres vivos, particularmente plantas, incluindo o uso do solo pelo ser humano com a finalidade de proporcionar o desenvolvimento das plantas), enfocando o conceito do desenvolvimento sustentável; a dinâmica da produtividade do solo; e a limitação na adoção de sistemas agrícolas sustentáveis.

O ministrante é o professor  Marcus Barros, do CCA/UFPB, que ainda falará sobre matéria orgânica; conservação e manejo do solo e estudo do solo.

No dia 4 ocorrerá uma visita técnica a área de um projeto de algodão orgânico em Remígio (PB), sob a coordenação do pesquisador Melchior Naelson, da Embrapa Algodão, juntamente com técnicos da ONG Arribaçã. Eles farão uma palestra no local, com o tema "Agroecologia: A ciência das 'Agriculturas' Sustentáveis", tendo como ministrantes Alexandre Eduardo, da Emater-PB.

No período da tarde tem início o quarto módulo, que vai tratar do "Manejo Cultural do Algodoeiro". Aqui os participantes receberão noções sobre a escolha da área, a época de plantio, o preparo do solo, espaçamento, densidade de plantio, arranjo de plantas, método de plantio (manual, mecânico), desbaste, plantas daninhas (método de controle). O módulo será ministrado pelo pesquisador Melchior Naelson.

Na sequência os participantes receberão informações sobres o manejo integrado de pragas do algodoeiro, onde conhecerão os principais inimigos naturais das pragas e as estratégias de controle. Fábio Aquino deAlbuquerque, da Embrapa Algodão, será o ministrante. O módulo seguinte vai tratar de questões relacionadas à produção de sementes, tendo como ministrante Vicente de Paula Queiroga do SNT/Embrapa Algodão.

Os participantes terão ainda um módulo só sobre colheita e armazenamento, cujo ministrante é o técnico Maurício Rivero Vanderlei, também da Embrapana Paraíba. No dia 5, pela manhã, a capacitação vai abordar o tema "Metodologia de Transferência de Tecnologia", onde serão discutidas as práticas das chamadas  "Unidades Técnicas Demonstrativas", tendoWaltemilton Cartaxo, da Embrapa Algodão, como facilitador.

Em seguida eles conhecerão a experiência da Escola Participativa do Algodão, com uma palestra de João Macedo, da AS-PTA, e Helder Granjeiro, da Emater-PB.O módulo seguinte versará sobre "Certificação e Legislação", a ser ministrado por Alexandre Harhaly, vice-presidente do Instituto Biodinâmico.

E na sequência o evento tratará dos custos de produção, com explanação de Lindemberg de Lima, vinculado ao Coep.  No período da tarde, o evento vai mostrar o passo-a-passo para certificação do algodãoorgânico, com a palestra de Raynald Miranda, da Associação Biodinâmica do Nordeste.

"A Embrapa espera que com esse evento os produtores da região percebam a importância do cultivo orgânico, como alternativa econômica viável para essa região", diz Napoleão Beltrão, chefe geral da empresa na Paraíba.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3315.4378 ou peloe-mail sac@cnpa.embrapa.br.

Dalmo Oliveira (DRT-PB nº 0859)Contatos:(83) 3315.4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/