04/06/08 |

Balanço do PAC apresenta fotos de satélite da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Apresentado pela ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef na manhã desta quarta-feira (4), o 4º Balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal mostrou fotos de satélite realizadas pela Embrapa. A empresa participa do esforço de monitoramento complementar do PAC, aportando imagens de satélite atualizadas das obras e permitindo verificar com maior precisão o avanço das mesmas.

O trabalho é realizado desde maio nas obras do PAC em todo o território nacional. Diversos satélites são utilizados em função da freqüência e do detalhamento das observações requeridas por cada obra, dada sua natureza, seu cronograma de execução e sua localização geográfica. A estruturação e a operação do sistema é realizada pela Embrapa Monitoramento Por Satélite (Campinas – SP).

A ministra Dilma Roussef destacou que, através do sistema, é possível saber, por exemplo, quanto de uma rodovia está concluída e qual o trecho que ainda falta para completar a obra. Durante o evento, foram apresentadas fotos de satélite das obras do Aeroporto de Guarulhos, das eclusas 1 e 2 de Tucuruí, da estação Brotas do Metrô de Salvador, da construção de um conjunto habitacional na favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, do Gasoduto Urucu-Coari-Manaus. Além disso, o material foi comparado com fotos de satélite de serviços gratuitos da internet, mostrando a inviabilidade de acompanhar as obras através desses sites pela baixa atualização.

As obras do PAC são monitoradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Insituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pela Advocacia Geral da União (AGU). Complementarmente, além das imagens de satélite da Embrapa, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realiza um trabalho de videografia aérea e o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran) colabora com imagens geradas por veículo aéreo não tripulado.

Balanço do PAC

Até abril deste ano, 88 obras nas áreas de infra-estrutura logística e energética foram concluídas, com investimento da ordem de R$ 10,1 bi. Das 2.120 ações monitoradas pelo Comitê Gestor do PAC, além das concluídas, 61% estão em obras, 20% em licitação e 14% em projeto ou licenciamento. Delas, 87% estão em ritmo de execução adequado, 6% em nível de atenção e 2% são consideradas preocupantes. Com relação aos valores, 88% estão adequadas, 6% em atenção e 2% preocupam.

--Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/