06/06/08 |

Bolivianos conhecem pesquisas com vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Uva e Vinho recebe de 9 a 14 de junho, comitiva da região vitivinícola de Tarija (Bolívia). O principal objetivo da visita é realizar intercâmbio na área de zoneamento vitivinícola, incluindo viticultura de altitude e desenvolvimento de indicações geográficas de vinhos.

Na Serra Gaúcha, além da visitação e discussão com a equipe de pesquisa de zoneamento da Embrapa Uva e Vinho, que também inclui contatos com a equipe da UFRGS e UCS, estão previstas reuniões com o Ibravin e com o Consórcio Wines From Brazil e visitas ao Vale dos Vinhedos e Monte Belo do Sul. Nesta etapa, serão ciceroneados pelo pesquisador Jorge Tonietto.

Na etapa catarinense, onde conhecerão a viticultura de altitude, que é situação semelhante à região de Tarija, estão previstas reuniões com a Epagri, Acavitis e visitas a vinícolas. Nesta etapa serão ciceroneados pelo pesquisador José Fernando Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho cedido atualmente para atuar no projeto de vitivinicultura catarinense.

A aproximação e cooperação técnico-científica entre a Embrapa Uva e Vinho e os bolivianos começou por meio  do projeto de cooperação do Cyted - Programa de Cooperação para o Desenvolvimento, no qual a Embrapa colaborou com novas metodologias de zoneamento vitivinícola junto a 10 países ibero-americanos,  fortalecido no ano passado, com a participação dos pesquisadores Protas e Tonietto como conferencistas no Programa de Formação em Vitivinicultura do Centro de Investigações para el Deserrollo Integrado (CIDERI).

Viviane ZanellaEmbrapa Uva e VinhoContatos:(54) 3455 8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/