09/06/08 |

Embrapa realiza seminário sobre qualidade na produção de uvas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, com apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI realizam nesta terça-feira (10) um Seminário para alertar os vitivinicultores e viveiristas sobre a importância da qualidade e sanidade do material propagativo de uva utilizados na implantação dos vinhedos no país.    O Seminário é parte integrante de um projeto financiado CNPq e destinado à implantação de matrizeiros testados e monitorados pela Embrapa, nos municípios de Jales (SP), Goiânia (GO), Dourados (MS), Canoinhas (SC), Bento Gonçalves (RS) e Nova Porteirinha (MG).

Um dos principais problemas observados nos vinhedos é a contaminação das plantas por vírus e sua transmissão para mudas e áreas sadias por meio de equipamentos e utensílios de poda e condução, explica Ana Paula Vaz, pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia/Escritório de Negócios de Campinas.

O plantio de mudas isentas de viroses e o uso de material propagativo com qualidade fitossanitária representam medidas simples que o vitivinicultor pode adotar e que irão resultar em produtividade e qualidade de uvas superiores.         Pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves (RS) e de sua Estação Experimental de Viticultura Tropical de Jales (SP), estarão presentes no Seminário abordando os temas: "Novas Cultivares de Uva da Embrapa e suas Potencialidades para a Região Vitícola de Jales"; "Perspectivas do Programa de Melhoramento de Videira da Embrapa com a Aplicação da Biotecnologia"; "Condução e Produção das Cultivares de Uva sem Sementes"; "Material Propagativo de Qualidade", além de informações sobre o projeto "Implantação de Matrizeiros".

Importância Econômica da Uva no Brasil

O cultivo da videira representa uma parcela econômica e social importante na fruticultura brasileira, movimentando cerca de R$ 2,5 bilhões/ano e gerando 5 empregos/ha, um dos maiores índices do setor.    Enquanto nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a maior parte da colheita é destinada à produção de vinho, suco e derivados; nas regiões Sudeste, Nordeste e no Paraná, a viticultura ainda é predominantemente voltada às cultivares de uva de mesa, fina e rústica, para consumo in natura. O sucesso dos vinhedos comerciais, dependente da qualidade das frutas, produtividade e longevidade das plantas, está bastante associado ao material propagativo utilizado na implantação das parreiras.     No Brasil, a quase totalidade das áreas vitícolas tradicionais foi implantada com material propagativo sem qualquer tipo de seleção sanitária, oriundo de vinhedos locais mais antigos ou introduzidos no país sem o cumprimento das normas estabelecidas na legislação.     Apesar dessas áreas vitícolas não disporem da qualificação necessária quanto ao aspecto sanitário e à identificação varietal, elas continuam servindo como fonte de material propagativo para a expansão da cultura e a renovação dos vinhedos, processos estes que representam uma demanda anual de mais de 700.000 mudas, entre cultivares viníferas e americanas.    O projeto "Implantação de Matrizeiros" vem de encontro à necessidade de aprimorar os sistemas produtivos de videira e se antecipar às exigências de rastreabilidade do Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI) e da certificação de mudas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

O Seminário: Novas Cultivares de Videira e Material Propagativo de Qualidade, tem o papel de informar, capacitar e preparar os produtores e viveiristas para as novas diretrizes de produção no setor.

Vera Scholze Borges- jornalista - MTb 72462 Serviço: Data: 10/06/08. Horário: 17h00. Local: Cati – EDR Jales. Endereço: Rua Oito, 1959 – Jardim Maria Paula, Jales, SP. Informações: Fones: (17) 3632-1909 (Cati), (17) 3632-1499 (Casa da Agricultura) (19) 3749-8888 (Embrapa). E-mail: edr.jales@cati.sp.gov.br ; cajales@melfinet.com .

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/