11/06/08 |

Novas variedades de milho e sorgo estarão no mercado ainda este ano

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A  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, levará ao mercado de sementes novas variedades e híbridos de milho e sorgo.

A expectativa é do gerente geral José Roberto Rodrigues, da Embrapa Transferência de Tecnologia - unidade responsável pelos negócios da Empresa. Os lançamentos consolidam parceria da estatal com a Fundação Triângulo, firmada para acelerar o desenvolvimento de cultivares.

De acordo com Peres, serão lançados nos próximos meses um híbrido simples, dois híbridos triplos e um duplo de milho e um híbrido de sorgo forrageiro. Agricultores familiares também serão contemplados com o lançamento de uma variedade de milho .

"A idéia é atuar mais fortemente no programa de melhoramento, para fazer frente à crescente demanda pelas culturas nos mercados interno e externo", diz. Com este objetivo a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), Vera Maria Carvalho Alves, anunciou em reunião com produtores que investirá na ampliação da equipe do centro de pesquisa, incorporando especialistas em biotecnologia e fitopatologia, entre outros, ao quadro de pessoal.

O gerente de Sementes e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Andrade, entende que com a iniciativa a Empresa avança no cumprimento da meta de apoiar o fortalecimento da indústria brasileira de sementes "a partir do desenvolvimento de cultivares de melhor qualidade e com características agronômicas desejadas pelo mercado".

Reunião 

No final de maio a Embrapa, a Fundação Triângulo e mais 15 empresas parceiras reuniram-se na sede da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas/MG, para avaliar os materiais a serem lançados e elaborar o Plano de Marketing. "Essa etapa é fundamental para que os materiais sejam inseridos no mercado de maneira organizada, posicionando-os frente à concorrência", explica o pesquisador Demerval David, da Gerência de Sementes e Mudas.

O Plano, segundo David, é instrumento largamente utilizado pela Empresa por aumentar as chances de êxito mercadológico das novas variedades, "especialmente quando é elaborado com a participação da pesquisa, da iniciativa privada contando ainda com a unidade que tem a visão dos negócios da Embrapa".

A Fundação Triângulo é apoiada por 24 empresas de pequeno e médio portes que atuam no mercado de sementes de milho e sorgo.

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 Colaboração: Kátia PaivaEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510valeria.costa@embrapa.br*

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