17/06/08 |

Embrapa Acre propõe criação de rede de manejo florestal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de criar um canal de discussão e troca de conhecimentos e experiências entre a pesquisa, setor produtivo e instituições de gestão ambiental, a Embrapa Acre (Rio Branco), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa (DPD), vem trabalhando na construção de uma rede de manejo florestal para a Amazônia, com foco na sustentabilidade da atividade.

A proposta idealizada pelo pesquisador Marcus Vinício Neves d'Oliveira, doutor em manejo de florestas tropicais,tem sido apresentada a instituições de pesquisa, ensino e entidades ligadas à atividade florestal, dentre elas o Serviço Florestal Brasileiro e diversas Unidades da Embrapa localizadas na Amazônia, como parte do processo de articulação para a sua implementação.

Na última semana, professores e estudantes do curso de engenharia florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac), técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) puderam conhecer a iniciativa. A apresentação aconteceu na sala ambiente do curso de agronomia da Ufac.

O objetivo da Rede, de acordo com Marcus Vinício, é organizar o setor florestal e tornar os resultados de pesquisa mais acessíveis, além de gerar e disponibilizar para os órgãos gestores ambientais e setor produtivo, informações sobre o manejo.

Segundo o pesquisador, a região Norte é carente de práticas sustentáveis de manejo florestal em virtude da dificuldade de transferência das tecnologias geradas pela pesquisa para o setor produtivo e pela inadequação da legislação florestal.

"A concretização da Rede por meio de um Conselho composto por representantes de instituições de pesquisa, gestores governamentais de meio ambiente e empresas ligadas à atividade florestal vai garantir a participação efetiva destes setores em questões relacionadas ao manejo florestal sustentável", explica.

Outro objetivo da Rede é a aplicação do Modelo Digital de Manejo Florestal (Modeflora), tecnologia gerada pela Embrapa Acre, em parceria com a Embrapa Florestas (Colombo/PR), que utiliza imagens georeferenciadas para facilitar o planejamento da atividade e garantir maior precisão na execução das operações em campo, minimizando os impactos sobre o meio ambiente.

 André Gomes da Silva, engenheiro florestal da Funtac, acredita que a Rede terá papel estratégico para a região Norte, representando um instrumento imprescindível para os profissionais da área florestal. Para Francineudo Costa, estudante do oitavo período do curso de engenharia florestal, o trabalho em rede vai ajudar a reduzir as distâncias entre o planejamento teórico da atividade florestal e a prática no campo.

A proposta para criação da Rede Amazônica de Manejo Florestal foi aprovada pelos Conselhos Estaduais de Floresta e Meio Ambiente e deverá ser oficializada pelo governo do Estado do Acre, por meio de Portaria.

Mais informações

Sabrina Gaspar e Hugo KernEmbrapa AcreContatos: sabrina@cpafac.embrapa.br e hugo@cpafac.embrapa.br (068) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/