12/06/08 |

Embrapa homenageia o Dia Mundial do Meio Ambiente em Feira Botânica em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Parceiros há mais de sete anos na divulgação da ciência e da tecnologia, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e o Shopping CasaPark em Brasília, DF, comemoram no próximo final de semana (dias 13 a 15 de junho) a 100ª Feira Botânica.

O evento é realizado quinzenalmente e além de divulgar os resultados científicos da Embrapa e da Universidade de Brasília - UnB, oferece também exposição de plantas ornamentais, frutíferas, raras e exóticas, além de cursos de botânica e paisagismo. Para o público infantil, são realizadas oficinas de pintura, botânica, argila e plantio de mudas.

Para comemorar as 100 edições de um evento que está se tornando parte da agenda cultural da capital federal, a Embrapa vai homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, apresentando tecnologias que contribuem para a sustentabilidade ambiental.

Inseticida biológico para controle da dengue

Uma das tecnologias que estará em destaque no estande da Empresa é o inseticida biológico Bt-horus, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa do DF, Bthek Biotecnologia, para combater o mosquito transmissor da dengue.

O produto, que já está no mercado desde 2005, vem sendo usado com resultados positivos em várias cidades brasileiras, como: São Sebastião (DF), Rio das Ostras (RJ) e Sorriso (MT). Além de muito eficiente, já que com a penas uma gota para cada litro de água, mata as larvas do mosquito em 24 horas, o Bt-horus é formulado a partir de uma bactéria específica para o inseto-alvo e, por isso, é inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.

Mandioca doce para produção de etanol

Outro destaque serão as variedades de mandioca doce cultivadas pela Embrapa. Essas variedades naturalmente açucaradas foram coletadas pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Luiz Joaquim Castelo Branco, na Amazônia em 1996 e depois de testes genéticos e moleculares, ficou comprovado o seu alto teor de glicose.

Isso pode ser uma vantagem significativa para produção de biocombustíveis, já que as variedades doces dispensam o processo de hidrólise, necessário para produção do açúcar fermentado para fabricação do álcool. Em vez de amido, elas têm açúcar na raiz. Por isso, são capazes de reduzir o custo energético em mais de 25%.

Segundo Castelo, as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa permitiram identificar genes e características responsáveis pelas mutações naturais que podem beneficiar vários setores da indústria. Atualmente, essas características estão sendo transferidas para variedades comerciais por técnicas de melhoramento genético convencional e utilizadas para incrementar os estudos genômicos e o conhecimento sobre a funcionalidade das mutações naturais nas variedades de mandioca açucarada.

A 100ª Feira Botânica do Shopping CasaPark acontece na sexta-feira, dia 13 de junho, de 10 às 22 horas; sábado de 10 às 22 horas e no domingo de 12 às 20 horas. Confiram!

Fernanda DinizJornalistaEmbrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/