10/06/08 |

Embrapa comemora 100 anos de imigração japonesa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O agronegócio será uma das atrações da Expo Imin 100, exposição que acontece entre os dias 18 e 22 de junho, no Parque de Exposição Ney Braga, em Londrina, e que tem como tema a integração. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das entidades que participam do evento, mostrando o sucesso da parceria entre Brasil e Japão no setor agrícola.

No estande, os visitantes vão conhecer a exposição "Agricultura Tropical: um outro sol nascente", uma história que começa antes mesmo da criação da Embrapa: os resultados da cooperação; as tecnologias que sofreram a influência japonesa; algumas histórias de vida de empregados descendentes de imigrantes e parceiros japoneses que ajudaram no desenvolvimento da agricultura brasileira; e o futuro dessa união.

Grande parte dos resultados positivos obtidos pela Embrapa nesses 35 anos de existência se deve a esse trabalho conjunto. O Cerrado, por exemplo, foi um dos grandes beneficiados. Diversos projetos de cooperação implementados pelos dois países possibilitaram aumentar a produtividade da região.

As culturas de batata, melancia, repolho e brócolis também tiveram um grande salto de produtividade durante esses anos. Sem contar com a pimenta-do-reino e a juta introduzidas na Amazônia por imigrantes japoneses, possibilitando o desenvolvimento agrícola da região. A parceria entre a Embrapa e algumas instituições japonesas permitiu ainda a capacitação de pesquisadores brasileiros e o financiamento de várias tecnologias.

Expo Imin 100

A Expo Imin 100 é o ápice das comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Uma comissão foi especialmente formada por representantes de lideranças, diretorias de associações, secretarias municipais e a Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina para organizar o evento. Os trabalhos estão sendo realizados desde 2006.

Na programação estão previstos vários espetáculos, entre eles o de abertura no dia 18 de junho, às 20h, em que participarão mais de 2500 figurantes. Danças, cinema, palestras gastronomias e exposições são algumas das atrações da exposição considerada do século.

O agronegócio terá um espaço especial onde serão realizados cursos, palestras e exposição do que há de mais moderno de tecnologia a serviço da agricultura. Além da Embrapa participam entidades como a Emater, Iapar, Abrasem, entre outras. Também será realizada a tradicional Exposição Agrícola, que chega a sua 47ª edição, reunindo todo ano mais de 600 produtores e 3 mil produtos.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/