17/06/08 |

Embrapa, Emater e Sebrae lançam programa no DF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae/DF) vai promover a atualização tecnológica de técnicos e extensionistas.

Os cursos terão início nesta terça-feira, 17 de junho, quando será lançado o Programa de Atualização Tecnológica (Proatec), para a capital federal. A cerimônia terá início às 14h, na sala Álvaro Barcelos, localizada na sede da Empresa (Brasília/DF), com as presenças do presidente da Emater/DF, Carlos Magno, e do diretor executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França.

O gerente geral José Roberto Rodrigues Peres, da Embrapa Transferência de Tecnologia, unidade da Empresa que coordena o programa, explica que o Programa consiste em promover aproximação entre a pesquisa e o setor produtivo, a partir da oferta de cursos de atualização em conhecimentos tecnológicos agropecuários para técnicos multiplicadores estaduais.

O Proatec começa por Brasília, mas deverá ser posteriormente estendido a outros estados do país. As Vitrines de Tecnologia da Empresa serão usadas em suporte à parte prática dos cursos além de servirem de ambiência aos treinamentos, explica Peres. Para o presidente da Emater/DF, Carlos Magno, a iniciativa viabilizará um estreitamento de relações da instituição com a Embrapa – que o agrônomo conhece bem por ser proveniente de seus quadros.

Segundo Magno, 90 por cento dos produtores da região têm propriedades de até 20 hectares e desenvolvem uma agricultura eficiente, sendo demandadores de tecnologia. "O Proatec vai nos ajudar a dar velocidade à disseminação dos resultados da pesquisa desenvolvida pela Embrapa junto aos agricultores", diz. A estrutura da Emater, que conta com 126 extensionistas atuando em 16 unidades locais, deverá facilitar o trabalho, avalia o presidente.

Cursos - A forma participativa com que a programação dos cursos de atualização foi organizada é um dos diferenciais da ação, segundo entende o pesquisador Edson Raimundo Alves. "Para ofertar o treinamento, partimos do interesse e necessidade apontada pelos próprios extensionistas e isso dá mais peso à iniciativa, cuja metodologia será replicada nas demais regiões", diz.

Alves foi o idealizador da Vitrine de tecnologias criada há 11 anos como forma de dar ao público urbano a oportunidade de conhecer os frutos do trabalho da Embrapa. A partir de 2008, a mostra passa a ter seus objetivos ampliados para atender ao Proatec. Profissionais da Embrapa e do Sebrae vão ministrar os cursos previstos para o ano, que têm como público alvo técnicos da Emater/DF e já estão todos com as vagas preenchidas.

Os oito módulos do curso terão temas relativos às necessidades prioritárias levantadas junto ao setor produtivo, entre eles alimentos seguros, agrofloresta, criação de suínos em cama sobreposta, cultivo protegido de hortaliças, controle biológico, ordenha higiênica e panorama atual da bioenergia.Como a adoção da tecnologia exige do produtor habilidades na gestão da propriedade, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae/DF) foi convidado a ministrar cursos de empreendedorismo rural. Na primeira turma cerca de 50 técnicos serão treinados.

Para o gerente de Promoção Tecnológica (GPT) da Embrapa Transferência de Tecnologia, Fernando Matsuura, a formação de redes de compartilhamento de conhecimentos é um dos objetivos da Agenda de Transferência de Tecnologia da Embrapa e o Proatec se insere nesse contexto. "A partir da articulação de parceiros, internos e externos, o Proatec disponibilizará as tecnologias mais atualizadas sobre os temas indicados", finaliza.

 

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SP

Embrapa Transferência de Tecnologia

Contato: 61 3448.4510 -       sac.snt@embrapa.br

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/