19/06/08 |

Pesquisadores participam de seminário sobre agronegócio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Biocombustíveis e soja na alimentação foram os temas das duas primeiras palestras realizadas nesta quinta-feira (19), durante o Seminário de Agronegócio que acontece durante todo o dia, na Expo Imin 100, em Londrina.

Os pesquisadores da Embrapa Soja (Londrina/PR), Décio Gazzoni e Mercedes Carrão Panizzi, abriram o evento tratando de temas que estão em evidência nos dias de hoje. Gazzoni apresentou a palestra "Integrando a produção de alimentos e biocombustíveis" abordando a questão de forma mais aprofundada.

O pesquisador mostrou por meio de alguns parâmetros como evolução populacional, PIB e renda per capita, a disponibilidade de terras, água, clima e tecnologia que não há conflito algum em produzir energia e alimentos no Brasil e na América Latina."Mas dois fatores importantes precisam ser levados em consideração: esses determinantes apresentados devem ser avaliados dentro de certos limites, e é necessário investimento pesado em desenvolvimento de tecnologia. Esses fatores são fundamentais para se chegar a essa conclusão", explicou.

A pesquisadora Mercedes Panizzi falou sobre o tema "Soja na Alimentação Humana: um aprendizado da Cultura Oriental". Panizzi procurou traçar um paralelo entre o consumo de soja no Brasil e no Japão, abordando, por exemplo, os tipos de produtos que são comercializados nos dois países. "No Japão é mais comum encontrar alimentados não fermentados como leite, tofu, kinako, nimame e kuromane, já no Brasil se consome mais a soja desengordurada como ingredientes de produtos industriais e a soja integral para dietas, por exemplo", afirmou.

Panizzi falou também sobre a cooperação entre a Embrapa e o Centro Internacional de Pesquisa do Japão para Ciências Agrícolas (Jircas) para desenvolver estratégias que aumentasse o consumo humano da soja, como alteração de sabor, teor de proteína, entre outros.

No final da tarde, o pesquisador, também da Embrapa Soja, Francisco Krzyzanowski, apresenta a palestra "Semente de soja como tecnologia e base para alta produtividade". Além da Embrapa, participam também técnicos da Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).

Juliana Freire(MTb 03053/DF)Assessoria de Comunicação SocialContatos:61 34484039

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/