30/06/08 |

Embrapa e MDS comemoram nova etapa do Projeto das Minibibliotecas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de duzentas pessoas lotaram o Centro de Convenções do Instituto Israel Pinheiro, em Brasília, na tarde de sexta-feira( 20)  para participar da solenidade de entrega simbólica das Minibibliotecas da Embrapa aos representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) e dos Centros Familiares de Formação por Alternância (Ceffas). Estiveram presentes a diretora-executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá -, representando o diretor-presidente da Empresa, Sílvio Crestana -, o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento  Social e Combate à Fome (MDS), Onaur Ruano, e o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira.

"Esse momento significa o resultado de mais de um ano de planejamento", destacou a diretora Tatiana Deane. "E é uma prova da preocupação que se consolida, por meio das Minibibliotecas, em conviver mais de perto com os protagonistas dessa história: as futuras gerações e suas comunidades, cuja percepção e demandas também têm evoluído muito ao longo do tempo".

Segundo o secretário do MDS -, instituição do Governo Federal parceira no desenvolvimento do projeto -, cada kit enviado às 750 escolas públicas das cinco regiões do Brasil contém pesquisas e estudos realizados em mais de 15 anos pelos especialistas da Embrapa, e que agora chegam às mãos de milhares de estudantes de forma acessível e didática. "As Minibibliotecas são um instrumento de divulgação, que consegue manter o rigor e a precisão da informação científica", completou.

O gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Unidade da Embrapa coordenadora do projeto, lembrou ainda a constante busca pela inovação dos modelos convencionais de popularização do conhecimento, como forma de beneficiar cada vez mais os públicos tradicionalmente excluídos e que mais precisam da garantia do acesso à ciência e à tecnologia agropecuária."A disseminação desse saber é a missão da nossa instituição",  garantiu.

Emoção

Apesar de a solenidade ter sido a entrega simbólica das Minibibliotecas -, que já estão sendo entregues aos mais de 700 municípios brasileiros -, para a vice-presidente do Consad do Baixo Parnaíba, Joaquina Maria da Conceição, a emoção foi grande.

"Sei bem a importância de um projeto assim", disse ela. Joaquina tem 25 anos de magistério e, há mais de três anos, dirige a Unidade Escolar Antônio Monteiro Alves, em Piripiri, no Piauí, onde, com esforço de pais, professores e alunos, uma sala ociosa da escola se transformou em uma pequena biblioteca, organizada graças às doações da própria comunidade.

A líder do Consad, que reúne 18 pequenos municípios do Estado, recebeu o kit das mãos do secretário Nacional de Segurança Alimentar, Onaur Ruano, logo após a entrega ter sido feita pela diretora Tatiana Deane de Abreu Sá  ao representante dos Ceffas, Davi Rodrigues de Moura. 

As Minibibliotecas são compostas por 108 títulos de publicações impressas, 40 títulos de programas de rádio ‘Prosa Rural' e 37 títulos de vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV', editados pela Embrapa Informação Tecnológica.

Entre os conteúdos abordados no acervo, destacam-se temas como preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, entre outros. Até o final de 2008, 1.279 municípios de todo o País terão sido beneficiados. 

Sensibilidade na voz

Mas, o evento não foi apenas solenidade e discursos. Em um momento especial, teve ainda a presença do Coral Infanto-Juvenil da Associação Comunitária de Olhos D´Água (Goiás), formado por 45 crianças de 7 a 15 anos, filhas de artesãos e agricultores locais, acompanhadas pelo regente Cláudio da Silva Lima. Pela primeira vez em Brasília, os pequenos cantores superaram a timidez diante do público e soltaram a voz.

Para Alex Paulo Campos, 16 anos, e Alexandre Francisco Oliveira, 15, que esperam um dia fazer sucesso como uma dupla sertaneja de verdade, a experiência valeu a pena. Filhos de trabalhadores rurais, se sentiram como artistas na estréia em um grande palco. "Foi muito legal", comentou Alexandre.

"Um dia a gente vai se apresentar assim, como cantores de música sertaneja". "Só precisamos de um violão e uma sanfona", completou, rindo, Alex, o grande amigo de infância. 

Além da participação na cerimônia, os estudantes receberam um kit do projeto Minibibliotecas da Embrapa, além de camisetas e exemplares da publicação Brinque com Ciência, editada pela Embrapa Informação Tecnológica, com base no conteúdo infantil das obras, relacionadas à preservação ambiental, ciência e tecnologia para crianças.

Exercício literário

O gerente-geral Fernando do Amaral Pereira aproveitou ainda a oportunidade para anunciar o lançamento do III Concurso das Minibibliotecas, cujas inscrições estarão abertas a partir do dia 1o. de julho. Poderão participar estudantes das escolas públicas beneficiadas pelo projeto.

O concurso, tradicionalmente realizado, ocorrerá nas modalidades Poesia e Projeto. A temática deverá ser relacionada ao conteúdo das publicações, no caso da Poesia. Na categoria Projeto, serão aceitos projetos desenvolvidos nas escolas também com base nas tecnologias apresentadas nas publicações do kit. 

Kátia Marsicano – 03645 SJPDF Embrapa Informação Tecnológica Brasília (DF) Contatos:(61) 3448 4590        

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/