20/06/08 |

Especialista da Embrapa é homenageado no Palácio do Planalto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nozomu Makishima, filho de japoneses, que aos 76 anos continua na ativa como especialista em hortaliças, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, foi um dos agraciados com uma medalha alusiva ao centenário da imigração japonesa no Brasil, entregue pelo Ministério das Relações Exteriores no Palácio do Planalto na quarta-feira (18), na Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa.

O evento teve a presença do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, do Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva e autoridades do governo brasileiro.

Nozomu se sentiu honrado com a homenagem e disse que esta medalha é um sinal de reconhecimento para com os imigrantes japoneses. Ele afirma que a imigração foi muito útil para os dois países.

"Os japoneses e seus descendentes, admiram nos brasileiros a facilidade de se relacionar e de incorporar fatores de culturas diferentes" falou Makishima. Ele se sente orgulhoso de fazer parte desta homenagem. O pesquisador entende que o prestígio que o Japão tem no Brasil é algo importante e necessário, já que o Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão.

Perfil

Nozomu Makishima trabalhou durante 30 anos na Embrapa Hortaliças em Brasília, DF e antes disto esteve por 16 anos na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, órgão de extensão rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recentemente foi transferido para a Embrapa Transferência de Tecnologia no Escritório de Negócios de Campinas (SP).

Paulista de Pindorama fez o caminho inverso dos seus ascendentes imigrantes. Foi ao Japão, aprendeu a língua e retornou ao Brasil com o desafio de ajudar uma colônia de japoneses, produtores de hortaliças.

Com a capacidade de transitar por lugares aparentemente antagônicos, Nozomu representa a aliança Brasil-Japão, seja na intensificação das relações bilaterais, seja no estreitamento dos laços de amizade que unem esses dois países de culturas tão diferentes.

Graduado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq/USP, (Piracicaba, SP) e pós-graduado na Universidade Federal de Viçosa - UFV, (Lavras, MG), o agrônomo - quando mestrando - foi um dos sócios fundadores da Sociedade Brasileira de Olericultura (SOB) - hoje Associação Brasileira de Horticultura.

Ajudou ainda a fundar a Sociedade de Fruticultura e a Sociedade Brasileira de Fitopatologia. Fez viagens de estudo sobre hortaliças ao Japão, Estados Unidos e Portugal. Prestou assessoria técnica à Argentina, Bolívia, Equador e Portugal, sobre cultivo de hortaliças a instituições oficiais ligadas à agricultura destes países.

Junto com outros 18 empregados da Embrapa Hortaliças, participou, entre 1989 e 1991, de treinamentos de curta duração no Japão. O objetivo dos cursos era conhecer os estudos japoneses, a estrutura e programação das instituições de pesquisa daquele país. Para garantir a aprendizagem dos pesquisadores brasileiros, Makishima foi designado tradutor.

Com o êxito do programa de cooperação, o governo japonês resolveu confiar o desenvolvimento de um projeto de capacitação de técnicos de países de língua portuguesa e da América Latina à Embrapa. Surgiu então, em 1994, o Curso Internacional de Produção de Hortaliças que, em 12 edições, contou com a participação de 360 profissionais de Angola, Moçambique, Peru, Colômbia, entre outras nações.

A troca de informações gerou tecnologias que foram adaptadas às condições de produção do Brasil e trouxeram benefícios às cadeias produtivas da batata, melancia, repolho, melão e brócolis. O exemplo mais palpável dessa parceria é o híbrido de abóbora Jabras (sigla das iniciais do Japão e Brasil), desenvolvido em conjunto por profissionais dos dois países.

Na Embrapa Nozomu é referência para profissionais jovens e experientes não só pelos conhecimentos técnicos, como também por características como disposição e determinação.

Vera Scholze Borges MTb 72462/SPEmbrapa Transferência de Tecnologia/Escritório de Negócios de Campinas - vera@campinas.snt.embrapa.br

Marcos Esteves  DRT 4505/DF.Embrapa Hortaliçasmarcos.esteves@cnph.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/