19/06/08 |

Embrapa ensina receitas saudáveis na Fispal Food Service

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Alternativas alimentares desenvolvidas pela pesquisa agropecuária poderão ser conhecidas na Fispal Food Service 2008. A Embrapa montou uma cozinha experimental onde tanto profissionais do setor de alimentação quanto pessoas interessadas em variar as receitas usadas nas refeições em casa poderão participar de cursos de preparo de alimentos nutritivos, como o hambúrguer de caju. Já no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os visitantes poderão conhecer as tecnologias que geraram produtos como o isotônico natural e o patê de carne de rã. A feira ocorre de 23 a 26 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo.

Participam da Fispal Food Service tecnologias e receitas desenvolvidas por quatro centros de pesquisa da Embrapa: Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro – RJ), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE), Embrapa Soja (Londrina – PR) e Embrapa Clima Temperado (Pelotas – RS). Também estarão à venda publicações produzidas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF).

Tecnologias em exposiçãoA Embrapa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Vassouras (RJ), desenvolveu processos para conservas de carne desfiada, patê e salsicha utilizando a carne do dorso de rãs. A utilização dessa região do anfíbio agrega valor ao reduzir o desperdício, já que o consumo atualmente se concentra essencialmente nas coxas. Os produtos possuem teor de proteína semelhante aos similares de origem animal, mas valor calórico reduzido.

Também foi desenvolvido, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um repositor hidroeletrolítico – mais conhecido como isotônico – à base de caju e acerola. O produto não utiliza aroma artificial e conservantes, preservando o sabor e o aroma das frutas originais. Também apresenta um teor de vitamina C (300mg/100g) superior ao valor mínimo recomendado para consumo diário desta vitamina (90mg/100g).

O hambúrguer de caju, desenvolvido pela Embrapa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura Municipal de Beberibe (CE),  é feito com o pedúnculo da fruta, à qual são acrescidos temperos e outros ingredientes. O resultado é um produto com alta concentração de fibras e baixo teor de gordura, que pode substituir a receita original, à base de proteína animal.    O caju também é a principal matéria-prima para a elaboração de uma barra de cereais e frutas desenvolvida pela Embrapa. O produto leva ingredientes do pedúnculo e da amêndoa da castanha de caju e teve boa aceitação em testes com consumidores. A barra é indicada para aqueles que apresentam necessidade de ingestão de elevados teores de proteínas (apresenta em torno de 10% do valor diário de referência) e vitamina C (300mg/100g).

Muitos processos com a tecnologia de extrusão termoplástica também vem sendo estudados pela Embrapa. Ela permite a produção de snacks, farinhas pré-gelatinizadas de cereais de milho, arroz e trigo e alimentos instantâneos como pó para pudins, polentas e similares. A técnica se difundiu muito nos últimos anos por ser uma tecnologia limpa, que não produz resíduos, consome pouca energia e agrega valor a alimentos normalmente descartados.

A Embrapa também trouxe para a Fispal receitas à base de soja, que possui excelentes propriedades nutricionais e tem grande potencial na prevenção de várias doenças crônicas. Com o intuito de estimular o consumo de soja no Brasil, desde 1985, a Embrapa realiza uma série de ações com o objetivo de desenvolver cultivares adaptadas ao consumo humano e ênfase em agradar o paladar ocidental.

Cursos

Os cursos ministrados pela Embrapa durante a Fispal Food Service são gratuitos e as turmas podem receber até 30 participantes por treinamento. Os participantes poderão aprender a fazer barrinha de caju, hambúrguer de caju, conserva de tomate seco, hortaliças em conserva, doce de abóbora em calda, salada de soja, bolo de laranja com farinha de soja, bolo nega maluca com farinha de soja e bolo salgado de soja.

A inscrição é pessoal e intransferível e pode ser feita no estande ou pelo e-mail lilian.silva@embrapa.br.

--Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/