23/06/08 |

Embrapa apresenta livro de receitas no Pecnordeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Palestras, estande com demonstração de tecnologias e apresentação do livro "Sabores das Carnes Caprina e Ovina". São estas as novidades preparadas pela Embrapa Caprinos para XII Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE 2008 e a XII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários. O evento, realizado entre os dias 23 e 26 de junho no Centro de Convenções em Fortaleza, promete superar a marca dos 34 mil visitantes obtidos na última edição, em 2007. Localizada em Sobral (CE), a Embrapa Caprinos é uma Unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A apresentação no Ceará do livro Sabores das Carnes Caprina e Ovina será realizada em solenidade dentro do Pecnordeste no dia 24 de junho, às 19h30min. A obra, editada em parceria entre a Embrapa Caprinos e a Embrapa Informação Tecnológica, foi lançada no mercado nacional na Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), em São Paulo, em abril.

A obra é uma referência não só para os apreciadores da gastronomia como para produtores e interessados em conhecer mais sobre a tradição de um dos pratos mais conhecidos no Brasil. A publicação foi preparada por especialistas em nutrição, culinária e economia doméstica, com a colaboração de criadores e extensionistas, que participaram com orientações relacionadas à produção de carne no Brasil e no mundo, além dos cuidados necessários com o abate e a conservação dos vários tipos de corte.

O livro tem 82 páginas ilustradas, 21 receitas com carne caprina, 62 com carne ovina e mais 24 sugestões de pratos e molhos especiais. Explicações sobre as funções dos temperos, as propriedades nutricionais e os níveis de concentração de gordura também fazem parte do trabalho, que contou com a experiência científica e pessoal de diferentes colaboradores. As carnes são apresentadas em versões diferentes, desde as sofisticadas costeletas de carneiro à duquesa ou carne caprina agridoce, até receitas regionais como a buchada de carneiro e o sarapatel.

Estande da Embrapa

Para a 12ª edição do Pecnordeste, a Embrapa levará um estande corporativo. Além da Embrapa Caprinos, com a demonstração das inúmeras tecnologias que auxiliam ao desenvolvimento da caprinovinocultura brasileira, o espaço contará com a participação da Embrapa Informação Tecnológica, com uma livraria com dezenas de títulos voltados para o desenvolvimento da agropecuária.

Os pesquisadores da Embrapa Caprinos também participarão de quatro palestras, abordando os temas Gestão da Propriedade Rural, Controle de Verminoses, Situação atual da Produção Integrada de Caprinos e Ovinos e perspectivas Futuras e Cortes Industriais de Ovinos e Caprinos. Os assuntos estão em sintonia com a temática central do Pecnordeste deste ano: Associativismo, Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional.

A chefe geral da Embrapa Caprinos, Maria Pinheiro, considera o Pecnordeste um evento estratégico para o desenvolvimento da pecuária nordestina, além de ser uma importante vitrine para as atividades da Embrapa Caprinos. Por este motivo, a Embrapa é uma das inúmeras instituições que apoiam o evento desde suas primeiras edições.

O Pecnordeste é uma promoção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE – CE). O evento contempla os segmentos da Apicultura, Aquicultura e Pesca, Artesanato, Avicultura, Bovinocultura (corte e leite), Caprinovinocultura, Eqüinocultura, Estrutiocultura, Suinocultura e Turismo no Espaço Rural e Natural.

Serviço:

Lançamento do livro Sabores das Carnes Caprina e Ovina

Local: Centro de ConvençõesData: 24 de junhoHorário: 19h30

Palestras:

Gestão da Propriedade Rural

Dia 25, das 8h30 às 9h45

  • Evandro Vasconcelos Holanda (chefe de P&D da Embrapa Caprinos)
  • Vinícius Pereira Guimarães (administrador, zootecnista e doutor em produção animal)
  • Antônio Fontenele Carvalho (professor do curso de Direito da Unifor e pecuarista)

Controle de verminoses

Dia 25, das 14h20 às 15h30

  • Alessandro Francisco Talamini do Amarante (professor adjunto do Departamento de Parasitologia da UNESP – Botucatu)
  • Luiz da Silva Vieira (pesquisador da Embrapa Caprinos)
  • Antônio Cezar Rocha Cavalcante (pesquisador da Embrapa Caprinos)

Situação Atual da Produção Integrada em Caprinos e Ovinos e perspectivas futuras

Dia 25, das 15h40 às 17h10

  • Rogério dos Santos Lopes (chefe da divisão de caprinos, ovinos e apicultura)
  • Francisco Selmo Fernandes Alves (pesquisador da Embrapa Caprinos)
  • Carlos Viana Freire Júnior (Articulador do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

Cortes Industriais de Carne de Ovinos e Caprinos

Dia 26, das 9h50min às 11h

  • Geraldo Jonas da Silva (médico veterinário)
  • Francisco Selmo Fernandes Alves (médico veterinário)
  • Jeovah Júnior Cordeiro Maciel (coordenador do segmento de caprinovinocultura do Pecnordeste e administrador de empresas)

Jornalista responsável - Verônica Freire – MTb-CE 01225-JPvfreire@cnpc.embrapa.brveronicafreire@gmail.com (85) 8842 3449

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/