23/06/08 |

CIAT vai investir na América Latina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, terá papel fundamental na construção da plataforma tecnológica para os países da América Latina, que começa a ser articulada pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), um dos 15 centros ligados ao Grupo Consultivo de Pesquisa Agropecuária Internacional (CGIAR).

A proposta da diretoria do CIAT, de contar com a estatal brasileira para fomentar o projeto de revitalização, começou a ser avaliada na manhã desta segunda-feira (23), em reunião entre o diretor geral da organização, Geoffrey Hawtin (à esquerda na foto), e pesquisadores da Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

Hawtin explica que o CIAT fez uma revisão na sua forma de atuar, ainda no final de 2007, e concluiu a urgência de mudar seu foco. Na última década, as ações de cooperação tiveram como prioridade a Ásia e a África. O centro - que trabalha com agricultura para os trópicos e tem nesse aspecto uma trajetória histórica com a Embrapa - voltará a investir com prioridade nos países da América Latina.

Com sede na Colômbia, o centro deverá concluir a nova plataforma tecnológica até o final deste ano, consultando os parceiros latinos sobre as áreas prioritárias. "Isso não significa que projetos em andamento serão desativados, como os sobre biofortificação e de resistência à seca", informa Anthony Bellotti, do Projeto Yuca. "Nesta fase, queremos que os parceiros indiquem as prioridades, áreas estratégicas para pesquisa", enfatiza Hawtin.

É certo que temas como mudanças climáticas e projetos relacionados à ajuda humanitária estarão inseridos nas prioridades. A decisão de convidar a empresa para dar o "ponta-pé" inicial nesta nova fase do CIAT se deve, segundo Hawtin, ao fato de a instituição brasileira ser a única da América Latina com representações no exterior e experiência na atuação internacional. "A Embrapa tem a visão internacional que precisamos, inclusive porque contar com escritório na África o que facilita a cooperação", observa o diretor.

Além das negociações na ARI para formatar um programa que também contemple os interesses do Brasil e da Embrapa, Geoffrey Hawtin e Antony Bellotti estiveram reunidos com pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e amanhã (24) estarão na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF). Também para esta terça-feira está agendada uma reunião para listar o que já foi adiantado nas Unidades visitadas pelos representantes do CIAT e deixar alinhavada uma proposta de trabalho.

Deva Rodrigues (MTB/RS)Telefone (61) 3448-4568E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/