24/06/08 |

Venezuela quer parceria da Embrapa na produção de aves

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com a intenção de aumentar a oferta de proteína animal à população venezuelana e transferir tecnologia para a produção de frangos, o Instituto Nacional de Investigação Agrícola (INIA) desenvolveu o projeto Incremento da Produção de Aves para Fortalecer a Segurança e Soberania Alimentar da Venezuela e quer a participação da Embrapa. "Esse é um dos seis projetos prioritários que o INIA desenvolve com apoio tecnológico da Embrapa e que pode apresentar excelentes resultados no curto prazo", explica Elias de Freitas Júnior, coordenador da Embrapa Venezuela. De acordo com ele, o projeto também pretende discutir as bases para a criação de um centro de pesquisas de suínos e de aves vinculado ao INIA.

Pesquisadores e técnicos da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) estão durante esta semana em Caracas para conhecer detalhes sobre este projeto e identificar como pode ser estabelecida a parceria entre as duas instituições.

Para o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Gilberto Schmidt, a expectativa é contribuir com a Venezuela por meio das experiências adquiridas nos diversos projetos de Desenvolvimento Regional Sustentável, liderados pela Unidade e conduzidos nas diversas regiões brasileiras onde a produção de frango foi a base para a agregação de renda na agricultura familiar.

Além de apoiar a produção de frangos naquele país, a equipe da Embrapa discute modelos de treinamento de técnicos venezuelanos no Brasil, troca de experiências entre produtores dos dois países e a criação de uma unidade de pesquisa avícola.

Este encontro em Caracas representa a segunda fase do relacionamento da Embrapa Suínos e Aves com o INIA. A primeira aconteceu em abril, quando uma missão do instituto visitou a Unidade e pôde conhecer in loco o trabalho desenvolvido no assentamento de Reforma Agrária Conquista da Fronteira, localizado no município de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina.

A partir da visita, a comitiva do INIA se interessou pelo projeto e convidou a Embrapa para desenvolver trabalho semelhante na Venezuela. "Assim que a Unidade recebeu o convite, associou-se à Representação da Embrapa na Venezuela, apoiando esta ação estratégica da Empresa em sua proposta de relacionamento com a América Latina", confirmou o chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Suínos e Aves, Cícero Monticelli.

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139) Embrapa Suínos e Aves Contato: (49) 3441.0454 –

monalisa@cnpsa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/