25/06/08 |

Dia de Campo na TV mostra a importância do armazenamento correto de grãos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esta semana o Dia de Campo na TV fala sobre Prevenção contra fungos em grãos armazenados na região meio-norte do país. O assunto está relacionado ao surto de beribéri que ocorre desde o final de 2005 na região de Imperatriz, estado do Maranhão.

O programa vai ao ar sexta-feira, 27 de junho, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reprise no domingo, no Canal NBR. A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A estocagem de cereais de modo incorreto e em condições climáticas favoráveis ao surgimento de fungos pode comprometer a qualidade do produto armazenadocom contaminantes, como as micotoxinas - substâncias tóxicas. Estas, quando ingeridas pelo homem, podem ocasionar a deficiência nutricional conhecida por beribéri.

A principal causa do problema, segundo o pesqusador da Embrapa Arroz e Feijão, Eduardo da Costa Eifert, são as práticas de pós-colheita e de armazenagem de cereais realizadas nas pequenas propriedades da região, que favorecem o crescimento de fungos nos grãos armazenados.

No programa serão destacados os procedimentos adequados de colheita e de armazenamento de grãos e as recomendações para minimizar o problema com fungos, especialmente no arroz.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:Embrapa Arroz e Feijão

www.cnpaf.embrapa.brJornalista: Rodrigo Peixoto (MTB/GO 1.077)Telefone: (62) 3533-2108rpbarros@cnpaf.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Maria Luiza Brochado (763/05/82/DF)Telefone: (61) 3448-4590

E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/