26/06/08 |

Estudantes participam do Fórum Ciência e Sociedade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Começou nessa quarta-feira (25/6), na sede da Embrapa, em Brasília, a programação do V Fórum Ciência e Sociedade 2008, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica e a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz (Brasília). Destinado a estudantes do ensino médio, como uma atividade educativa não-formal, o evento -, cujo tema deste ano é Saúde direito de todos e dever do Estado: vamos discutir? -,  é resultado de uma parceria entre as comunidades escolar e científica e profissionais ligados a ações de popularização da ciência. O encontro prossegue até sexta-feira, dia 27.

Na abertura, que ocorreu na manhã de quarta-feira, estiveram presentes representantes das instituições realizadoras, como a coordenadora do Fórum Ciência e Sociedade Nacional, Luciana Sepúlveda, o vice-diretor de Gestão da Fiocruz/Brasilia, Eduardo Koatz, o assessor da Secretaria de Saúde e Educação Básica do Distrito Federal, Afrânio Barros, e o assessor da Diretoria Executiva da Embrapa, José Felipe Ribeiro, que deu as boas-vindas ao grupo de alunos. "Esperamos que esse encontro contribua para que vocês percebam a integração que existe entre saúde, educação e agricultura", lembrou ele. "Temos pesquisas que começam com os produtores e com os consumidores, e isso é uma prova de que o conhecimento não está só na academia".

Pela contribuição e o esforço para a realização de mais uma edição do Fórum, foram homenageados representantes de várias instituições, entre elas o secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe  Valle, o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, e a vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), Ivone Diniz. Também acompanharam o primeiro dia de evento representantes franceses do Réseau Amérique Latine e da escola agrícola Legta Etienne Restat, de Sainte-Livrade-sur-Lot (França).

Antes da apresentação da pesquisa Percepções e Informações sobre Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS), realizada pelos alunos de escolas públicas do Distrito Federal, um momento especial: o público, composto por cerca de cem pessoas,  foi convidado a refletir sobre  o sentido da palavra saúde, com o pronunciamento do reitor da Universidade Holística da Paz (Unipaz), Pierre Weil. Em uma viagem entre o hinduísmo, o taoísmo e a Física Quântica, ele apontou o comportamento humano, o apego à matéria e o desequilíbro da relação entre corpo, mente e espírito como a origem da falta de saúde humana. "Normalidade não significa saúde", concluiu, referindo-se aos hábitos impostos pelo convívio social, porém altamente prejudiciais à qualidade de vida das pessoas.   

Do primeiro dia do evento, participou ainda o coordenador-geral de Educação Popular e Mobilização Social do Ministério da  Saúde, José Ivo dos Santos Pedrosa, e o representante da Fiocruz, Willer Baumgarten, presentes ao painel Saúde, participação social e educação. Durante à tarde, ocorreram trabalhos em grupo entre os alunos. A programação prossegue nesta quinta e sexta-feiras, durante as quais haverá debates e mesas-redondas, com a presença de pesquisadores e especialistas da Embrapa Informação Tecnológica, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Veteranos e iniciantes – "O Fórum mudou a minha vida e foi fundamental na escolha da minha profissão", afirmou a estudante de Jornalismo, ex-estagiária da Embrapa Informação Tecnológica, Ana Carla Rocha. Ela é uma das monitoras dos novos participantes do evento e ao mesmo tempo veterana das edições de 2004 e 2005, quando o grupo esteve em quatro cidades francesas e teve a oportunidade de trocar experiências com jovens estrangeiros da mesma idade. Na edição deste ano, outros estagiários da Embrapa Informação Tecnológica também foram inscritos e terão a mesma oportunidade de aprender mais com pesquisadores da Embrapa e alunos, como Silas Andrade e Pedro Henrique Silva, 15 anos, ambos da Centro Educacional 4, do Guará I. "A expectativa é grande, porque vamos conhecer muito mais sobre o SUS do que a gente vê pela imprensa", brincou Silas, um dos dez indicados pela escola para participar do Fórum.      O Fórum Ciência e Sociedade 2008 é uma realização que conta com a parceria da Universidade de Brasília, da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), Embaixada da França, Prefeitura de Petrolina, Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, Prefeitura de Macapá e Governo da Guiana Francesa. Criado em 2002, o Fórum já reuniu, em suas nove edições já realizadas (cinco no Rio de Janeiro, três em Brasília e uma na França), cerca de 630 alunos, quarenta professores, quarenta professores e mais de vinte estagiários.

A principal meta da iniciativa é contribuir com a formação e o enriquecimento da cultura científica do jovem, aproximando a ciência e o trabalho de pesquisadores do dia-a-dia dos estudantes, a partir do contato direto com especialistas responsáveis pela produção do saber e do conhecimento científico. Durante os encontros, os alunos têm a oportunidade de conhecer de perto as diversas áreas de aplicação da ciência e sua importância para a sociedade.     

Kátia Marsicano  (Mtb3645)Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF)Contato:(61) 3448-4590  katia@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/