26/06/08 |

Evento reúne parceiros da Embrapa Algodão em Goiás

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Algodão, a Fundação Goiás e o Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo) realizam na próxima sexta-feira, dia 27, a partir das 8h30, mais um dia-de-campo, desta vez com o tema "Tecnologias para o aperfeiçoamento da produção do algodão em Goiás". O evento ocorrerá na sede da Fundação Goiás, Alameda Zeca Valeriano, nº 2.932, no Parque Industrial Apeguary, em Santa Helena de Goiás/GO.

Segundo os organizadores, o evento visa a divulgação dos resultados de pesquisas e de novas tecnologias para o aprimoramento do cultivo sustentável do algodoeiro, desenvolvidas pela parceria histórica entre as três instituições. "Serão abordadas questões de relevância para o setor produtivo, envolvendo temas relacionados aos avanços no conhecimento e na tecnologia. Espera-se um público aproximado de 400 pessoas, tendo como foco produtores, técnicos, estudantes e demais participantes da cadeia produtiva do algodão", ressalta o pesquisador Camilo de Lelis Morello, um dos responsáveis pelo evento.

A programação conta com visitas às áreas experimentais e demonstrativas, além da  palestra "Alternativas para cobertura do solo em sistema plantio direto", proferida pelo pesquisador Fernando Mendes Lamas, da Embrapa Agropecuária Oeste. Pesquisadores da Embrapa Algodão também participam com as seguintes palestra: "Resposta de produtividade e indicações de quantidades na adubação com NPK em algodoeiro", proferida pela pesquisadora Maria Conceição de Santana Carvalho; "Desenvolvimentos do programa de melhoramento genético do algodoeiro para o cerrado de Goiás", pelo pesquisador Camilo de Lelis Morello; "Uso de regulador de crescimento do algodoeiro via tratamento de semente", pelo pesquisador Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira; e  "Dinâmica de pragas em cultivares de algodoeiro com a tecnologia Bollgard I.", pelo pesquisador José Ednilson Miranda. O consultor Eleusio Curvelo Freire  falará sobre "Perspectivas dos futuros eventos transgênicos em algodão no Brasil".

"A pesquisa agropecuária brasileira tem demonstrado eficiência no desenvolvimento de projetos que resultam em conhecimentos e tecnologias que permitem um constante aprimoramento do setor produtivo no sentido de se atingir maior rentabilidade, melhor qualidade e menor custo, com responsabilidade social e sem danos ao meio ambiente", diz Morello.

O evento tem o intuito de estabelecer uma relação dialógica entre os diferentes setores que compõem o segmento cotonícola do Cerrado, buscando levar os resultados obtidos pela pesquisa aos setores de interesse.

Dalmo Oliveira  (MTb 0598/PB)Contatos: (83) 3315.4361 (64)3641-1885e-mail: imprensa@cnpa.embrapa.br / janaine@cnpa.embrapa.brColaboração: Janaine Souza Saraiva

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/