26/06/08 |

Embrapa estabelece parceria tecnológica com a iniciativa privada

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF) - Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - e a empresa Maratá assinam nesta sexta-feira, 27 de junho, contrato de parceria tecnológica para produzir e comercializar o produto Curadermite. A assinatura será durante as comemorações dos 33 anos da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a partir das 9h, no auditório da Unidade, localizada na avenida Beira Mar, 3250, Praia 13 de Julho, Aracaju.

De acordo com a chefe-adjunta de Comunicação e Negócio da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Tereza Cristina de Oliveira, a Unidade tem sido muito demandada por quem já utiliza o produto Curadermite sem ter estrutura de laboratório e pessoal para a produção em grande escala. "Desta forma, a solução encontrada para o problema da cadeia produtiva de ovino-caprinocultura e bovinocultura foi o contrato de parceria tecnológica com a iniciativa privada prevista na Lei no 10.973, de 2/12/2004 chamada de Lei de Inovação Tecnológica, que tem como objetivo criar mecanismos para a atuação das Instituições de Ciência e Tecnologia, favorecendo a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Assim, estamos garantindo que um número maior de produtores tenha acesso ao produto visto que a Empresa tem uma atuação nacional", afirma a chefe-adjunta.

O Curadermite foi desenvolvido pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Amaury Apolônio de Oliveira e patenteada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O produto é destinado à prevenção e ao controle da pododermatite contagiosa (foot-rot) e demais problemas de casco dos ovinos e caprinos. O produto também pode ser usado de forma preventiva e curativa nas afecções de cascos dos bovinos, principalmente dos rebanhos leiteiros, eqüinos e suínos. Os trabalhos experimentais realizados com o Curadermite revelaram uma eficiência preventiva de 100% e de 82% nos tratamentos curativos, com até três aplicações. O melhor resultado alcançado com similiares de mercado foi de 45,1% em cinco aplicações.

Gislene Alencar MTb/MG 05653JPEmbrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE)Contato: (79) 4009-1381gislenealencar@cpatc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/