30/06/08 |

Escolas do Amapá recebem Minibiliotecas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A partir do legado do escritor Monteiro Lobato, de que "um país se faz com homens e livros", a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)contribui para estimular estudantes e professores no uso de seu acervo técnico-científico.

Uma das iniciativas é o projeto MinibibliotecasRurais criado para distribuir livros e vídeos com informações de tecnologias de baixo custo. Na próxima terça-feira( 1º) , às 9 horas, a Embrapa Amapá fará a entrega de minibibliotecas a cinco escolas famílias agrícolas e agroextrativistas do Estado e a oito instituições de ensino localizadas em municípios integrantes do Conselho de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável (Consad).

A cerimônia de entrega, no auditório da Embrapa Amapá, contará com a presença de professores e estudantes das escolas beneficiadas, de empregados da Embrapa Amapá, do presidente do Consad, Francisco Rêgo, de demais integrantes deste órgão no Amapá e de técnicos da Embrapa Informação Tecnológica.

Acervo

Cada minibiblioteca é composta por 108 títulos de publicações impressas, 40 programas de rádio da Embrapa, ‘Prosa Rural', e 37 vídeos do programa ‘Dia de Campo na TV', editados pela Embrapa InformaçãoTecnológica, sediada em Brasília. Entre os conteúdos abordados no acervo, destacam-se temas como preservação e educação ambiental, cidadania,cooperativismo, cultivo de hortas e quintais. Foi elaborado um kit específico para cada região do Brasil, conforme suas características econômicas e culturais.

Livros sobre a criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros, também fazem parte dasminibibliotecas para a região Norte.  Todos os títulos contêm informações úteis ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária no País.

No kit das minibibliotecas da Embrapa constam duas publicações da pesquisadora da Embrapa Amapá, Valéria Saldanha Bezerra, intituladas "Farinha de mandioca seca e mista", e "Açaí congelado" e vários programas "Prosa Rural" com participação de pesquisadores da Embrapa Amapá.

História

O projeto Minibibliotecas da Embrapa foi criado em 2003, no âmbito das ações do Fome Zero. Inicialmente, foram implantadas minibibliotecas em escolas públicas de municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no Semi-Árido brasileiro. Em 2006, por meio de convênios com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Projeto chegou às regiõesSudeste, Centro-Oeste e Sul.

Em 2008, a Embrapa firmou um novo convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para expandir as minibibliotecas para mais 700 municípios integrantes dos Consórcios deSegurança Alimentar e Desenvolvimento – CONSAD´s e da rede de Centros Familiares de Formação por Alternância, que envolvem as Escolas FamíliaAgrícola e Casas Famílias Rurais ou Escolas Comunitárias Rurais.

Nestes cinco anos, as minibibliotecas tornaram-se parte do acervo das escolas públicas municipais e estaduais e, hoje, as tecnologias da Empresatem atendido aos filhos de pequenos produtores, agricultores familiares, professores de escolas públicas que atendem alunos de área rural e outrossegmentos da comunidade local. Ao final de 2008, 1.279 municípios terão recebido as Minibibliotecas da Embrapa.

Dulcivânia Freitas (DRT/PB-1.063)dulcivania@cpafap.embrapa.brContatos:96-4009-9511 - / 9902-9959

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/