03/07/08 |

Sociedade é convidada para discutir Plano Diretor

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Atrás de respostas que sinalizem os rumos da pesquisa para os próximos quatro anos, a Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está convidando vários setores da sociedade para participarem do Workshop de elaboração do seu IV Plano Diretor (PDU 2008-2011), a ser  realizado na sexta-feira(4) , das 9h às 16h, no auditório do Centro.

No evento, ainda serão debatidas as formulações estratégicas, que traduzem a contribuição da Unidade, em termos de projetos de pesquisa e de ações gerenciais, para que a Embrapa atinja seus objetivos e diretrizes, estabelecidos em seu V Plano Diretor  (2008-2011-2023).

A Embrapa Instrumentação Agropecuária vem discutindo há dois meses os rumos da pesquisa do Centro para os próximos quatro anos, com a proposta de mapear os gargalos que dificultam o desenvolvimento das atividades internas e, por outro lado, buscar nas lideranças do agronegócio opiniões que colaborem, que apontem tendências e oportunidades, bem como ameaças que podem comprometer o desenvolvimento do setor.

Para isso, formou comitês com a participação dos funcionários para analisar o ambiente interno e externo. "Se buscamos soluções em benefícios da sociedade, nada mais adequado que ouvi-la no momento em que planejamos nossas ações para os próximos quatro anos", diz o chefe-geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Álvaro Macedo.

A consulta ao ambiente externo foi realizada por meio de questionários e entrevistas presenciais com especialistas de diferentes segmentos da sociedade relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação e cadeias representativas do agronegócio, que se consolida com a realização do workshop de elaboração do seu IV Plano Diretor. .

A análise das consultas  apontou 20 tendências para a Unidade trabalhar nos próximos anos, entre elas, pesquisa relativa ao meio ambiente, diversificação da matriz energética, alimentos, agricultura de precisão, nanotecnologia e implementação da Lei de Inovação.

Com base nas tendências foi possível identificar cerca de 50 oportunidades de pesquisa para o Centro atuar, sendo algumas de urgência e de grande impacto, como o desenvolvimento de técnicas para a avaliação de aspectos relacionados a mudanças climáticas, aproveitamento de resíduos agroindustriais, seqüestro de carbono, novas fontes de fertilizantes, sistemas melhores e mais eficientes de irrigação, instrumentos, sensores, técnicas de sensoriamento remoto, sistema para liberação controlada de fertilizantes, pesticidas e fármacos, métodos para a redução do desperdício de alimentos.

Segundo o coordenador-executivo da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), João de Mendonça Naime, mais que o planejamento das atividades da Unidade nos próximos quatro anos, o Plano Diretor constitui-se em sua contribuição para que a Embrapa nacional cumpra seu planejamento estratégico estabelecido para os próximos 15 anos, intensamente trabalhado para realizar sua visão de futuro ao completar seu cinqüentenário: "ser um dos líderes mundiais na geração de conhecimento, tecnologia e inovação para a produção sustentável de alimentos, fibras e agroenergia".

Joana Silva  Mtb 19554Embrapa Instrumentação AgropecuáriaContatos:(16) 2107 2813

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/