03/07/08 |

Livro ensina técnicas de controle biológico de gafanhotos no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,  unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e o Instituto Francês de Pesquisa Agronômica (CIRAD) lançaram o livro "Bioinseticida e Gafanhotos-Praga", que apresenta o relatório final do projeto de pesquisa conduzido em parceria entre as duas instituições para desenvolvimento de bioinseticida capaz de controlar os gafanhotos que atuam como pragas no Brasil.  A impressão e o acabamento da obra ficaram a cargo da Embrapa Informação Tecnológica.

Editado pelos  pesquisadores Bonifácio Magalhães (Embrapa) e Michel Lecoq (CIRAD), o livro é resultado de um projeto de pesquisa iniciado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 1993 com o objetivo específico que chegar a um inseticida biológico eficaz no controle de gafanhotos, que não causa danos à saúde humana, de animais e ao meio-ambiente.

Depois de anos de pesquisa, as equipes de cientistas da Embrapa e do CIRAD conseguiram desenvolver um bioinseticida à base do fungo Metarhizium anisopliae eficaz no combate ao gafanhoto da espécie Rhammatocerus schistocercoides, de maior incidência no estado do Mato Grosso, região mais prejudicada pelos ataques desse inseto no Brasil. Esse fungo é entomopatogênico, ou seja, específico para o inseto-alvo e, portanto, inofensivo à saúde humana, de animais e a outros insetos não-alvo.

A estirpe do fungo utilizada pela Embrapa para o desenvolvimento do inseticida biológico é brasileira, o que torna o seu processo de produção mais rápido e barato.

O livro  apresenta os resultados dos testes de campo realizados com o produto entre os anos de 1998 a 2002 e que comprovaram a eficiência do bioinseticida no Mato Grosso. O objetivo, segundo o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, é "colocar à disposição da sociedade os métodos de aplicação do produto biológico, esperando que possam ser úteis para controlar populações de gafanhotos naquele estado e em outras regiões brasileiras".

Mesmo não sendo um problema tão sério no Brasil quanto na África, os gafanhotos representam uma preocupação no país, já que frequentemente causam danos a culturas agrícolas em diferentes regiões brasileiras. Os ataques ocorrem com maior freqüência no nordeste e no estado do Mato Grosso, por isso, foram escolhidas para as pesquisas da Embrapa e do CIRAD, mas outros estados não estão livres da praga, como Rio Grande do Sul, Rondônia e Minas Gerais, entre outros.

A união entre as duas instituições teve como objetivo principal diminuir a utilização de produtos químicos no controle dos gafanhotos.

Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Francisco Schmidt, que é um dos autores, além de divulgar os métodos de aplicação do inseticida fúngico, o livro apresenta dados sobre os gafanhotos que permitem aos produtores e cientistas conhecerem melhor o comportamento da praga. Uma das informações contidas na publicação é de que existem no Brasil, pelo menos, 23 espécies de gafanhotos capazes de causar danos econômicos.

O importante, na visão de Schmidt, é divulgar para a população técnicas integradas de manejo agrícola, como cuidados na introdução de novas culturas, uso do solo, utilização de inseticidas biológicos ou químicos de pouco impacto sobre inimigos naturais e monitoramento das populações de pragas alvo, entre outras, de modo que permitam conviver da melhor maneira possível com esses insetos ou combatê-los ,se necessário, com eficiência. "O controle biológico é uma importante ferramenta, mas é necessário que os produtores saibam como manipular as culturas e o meio-ambiente, de forma a reduzir ou mesmo evitar os impactos econômicos dos ataques de pragas às culturas agrícolas. E é isso o que o livro pretende", finaliza.

O livro pode ser adquirido na Livraria Virtual da Embrapa, pelo endereço: www.sct.embrapa.br/liv; pelo e-mail: vendas@sct.embrapa.br, ou pelo telefone: (61) 3340-9999 .

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/