08/07/08 |

Embrapa discute parceria com Israel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, recebeu nesta terça-feira (8), o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Estado de Israel, Shalom Simhon, acompanhado de autoridades dessa pasta, da Embaixadora de Israel no Brasil,  de outros representantes do Corpo Diplomático de Israel e de representante do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A comitiva foi recepcionada pelo diretor-executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio, pelo chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Elisio Contini, pelo chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, e pela pesquisadora  Marília Pappas, que apresentou as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Genética Vegetal da Unidade. 

O diretor Geraldo Eugênio destacou as pesquisas que levaram ao aumento da produção de alimentos e fibras no Brasil e destacou que os biocombustíveis são, atualmente, de grande importância para o Brasil e, no futuro, também para o mundo,  frente ao progressivo esgotamento das reservas de combustíveis fósseis. Manifestou também o interesse da Embrapa em desenvolver trabalhos conjuntos com institutos de Ciência e Tecnologia e empresas privadas israelenses.

Israel possui uma sólida Economia de Mercado com tecnologia fortemente desenvolvida, mas depende da importação de grãos, carnes, e petróleo. Apesar dos escassos recursos naturais (85% de terras desérticas), Israel desenvolveu intensamente sua agricultura e indústria, exportando tecnologia nestas áreas.

O chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, expressou o interesse da Embrapa num programa de cooperação envolvendo a Universidade de Tel-Aviv e o Volcani Center, que desenvolve pesquisas na área de biotecnologia. Essa parceria, segundo Cabral, seria importante para o Brasil na área do desenvolvimento de plantas resistentes a seca, área que Israel domina.

Shalom Simhon mostrou-se particularmente interessado nos trabalhos com genômica e melhoramento genético do eucalipto, uma das espécies florestais que apresenta grande potencial para a produção de madeira, carvão, celulose, papel e energia e já vem se tornando foco das atenções da pesquisa. No Brasil o eucalipto ainda não é utilizado na produção de etanol, mas é uma fonte promissora, segundo as pesquisas em andamento na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Edvalson B. Silva (Mtb 02998/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: mocoin@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/