08/07/08 |

Dia de Campo na TV mostra capim-elefante

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O tema do Dia de Campo na TV que vai ao ar nesta sexta-feira (11), é "Capim-elefante: nova fonte alternativa de energia". O programa é transmitido das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reprise no domingo, no Canal NBR. A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Agrobiologia  (Seropédica – RJ), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Parecido com a cana-de-açúcar, rico em fibras e bastante similar ao capim utilizado na alimentação animal, o capim-elefante tem alto potencial para uso como fonte direta de energia renovável e para produção de carvão vegetal. A Embrapa Agrobiologia, em parceria com o instituto de pesquisas tecnológicas da Universidade de São Paulo, o IPT, vem trabalhando há mais de 10 anos na seleção e avaliação de variedades desta cultura para uso com fins energéticos. São variedades que apresentam como características dominantes alta produção de biomassa com uso mínimo de fertilizante nitrogenado.

Há cerca de dois anos, em parceria com a Cerâmica União, de Campos, no norte fluminense, se iniciaram os estudos para uso do capim-elefante na queima direta nos fornos em substituição à lenha. A escolha das mudas mais eficientes de capim, assim como o plantio, é feito com a orientação dos pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, enquanto o IPT orienta no sistema de queima direta que já foi implantado na indústria e vem sendo testado com resultados satisfatórios. Além de reduzir o custo com o gasto de gás, o capim garante uma boa produção, sem provocar danos ao meio ambiente.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999/3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Agrobiologiahttp://www.cnpab.embrapa.br/Jornalista: Ana Lucia FerreiraTelefone: (21) 2682-1500   r:306E-mail: analucia@cnpab.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicahttp://www.sct.embrapa.br/Jornalista: Maria Luiza Brochado (763/05/82/DF)Telefone: (61) 3448-4590 E-mail: malu@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/