11/07/08 |

Africanos estudam projeto para monitorar coberturas vegetais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Países africanos membros da Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO) estudam a possibilidade de fazer um projeto em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para adoção da tecnologia de monitoramento do uso e da ocupação das terras por satélite. A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas-SP), uma das Unidades da estatal.

Um trabalho esclarecendo pontos como o mercado de observação da Terra, para que serve este tipo de serviço e quais os públicos, além de outros referenciais, será apresentado pelo coordenador da Embrapa África (Acra-Gana), Cláudio Bragantini, em uma reunião da ITTO, na próxima semana, na capital  ganense.

Conforme Bragantini, a apresentação para os membros da ITTO – organização intergovernamental para a promoção da conservação e do uso do manejo sustentável e do comércio de recursos florestais tropicais – foi elaborada especificamente para a pauta desse encontro pelo pesquisador Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Monitoramento por Satélite.

"Se eles (os membros da organização) derem sinal verde para a nossa proposta, partiremos para a elaboração do projeto, que poderá ser implantado em seis meses", adianta Bragantini.

Segundo informa o coordenador da Embrapa África, a organização tem interesse num projeto para o monitoramento de cobertura vegetal, em especial para os países do Oeste da África, embora seja possível estendê-lo a outras regiões. "Isso é transferência de tecnologia de ponta e estamos muito empolgados com essa possibilidade", diz  Cláudio Bragantini. "Uma vez aprovado o projeto, caberá à Embrapa a capacitação de pessoal, enquanto à ITTO a disponibilização de recursos", acrescenta o pesquisqador Bragantini.

Um pouco mais sobre a ITTO

Esta organização intergovernamental facilita os debates, as consultas e a cooperação internacional relacionados a diversos aspectos do comércio  e da utilização da madeira tropical, do manejo e do uso desses recursos com base na sustentabilidade. Seus 60 membros representam aproximadamente 80% das florestas tropicais do mundo e 90% do comércio global de madeiras tropicais. (Fonte: ITTO)

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Telefone (61) 3448-4568deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/