14/07/08 |

Acre e Embrapa inauguram laboratório de melhoramento genético animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pecuária obtém resultados econômicos e científicos extremamente importantes para o país. Dados da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) revelam que o valor bruto da produção em 2007 chegou às cifras de R$217,4 bilhões e estimativa de alcançar R$277 bilhões este ano. Este fato está ligado intimamente às evoluções tecnológicas e científicas desenvolvidas através de pesquisas. Atuando em conjunto com o Governo, setor privado e produção familiar, a Embrapa disponibiliza acesso a tecnologias de ponta com objetivo de elevar a qualidade da produção e renda das famílias rurais.

Levando em consideração essa realidade, foi inaugurada, na última sexta (11) com a presença de aproximadamente 350 pessoas na Embrapa Acre (Rio Branco), a Estação de Melhoramento e Difusão de Genética Animal (EMDGA). Entre outras autoridades, estiveram presentes o Governador Binho Marques, ex-governador Jorge Viana, o chefe-geral da Unidade Judson Ferreira Valentim, Senador Tião Viana, Deputado Federal Fernando Melo, Deputado Estadual Valter Prado e outras autoridades das esferas federais, estaduais e municipais e também produtores da região. Logo em seguida, os participantes puderam visitar o laboratório de fertilização in vitro e transferência de embriões e de inseminação dos animais, e também participar de um almoço na Unidade.

O projeto vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado do Acre em parceria com a Embrapa Acre e dispõe de equipamentos modernos para o desenvolvimento e aplicação das biotecnologias na reprodução de bovinos de leite e corte, além de animais silvestres. Toda essa tecnologia, aliada ao conhecimento de profissionais da Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap), Embrapa Acre e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia visam o aumento da produtividade e rentabilidade dos produtores de leite no Estado. "Quando os esforços são articulados pelo Governo, empresas e pesquisa os resultados acontecem para a sociedade. E no Acre essa triangulação está acontecendo, inclusive com a Embrapa, órgão de excelência em pesquisa", afirma Binho Marques.

A iniciativa propõe uma continuidade dos trabalhos realizados na área de manejo, alimentação e sanidade de rebanho bovino. Segundo o Secretário de Agricultura e Pecuária do Estado Mauro Ribeiro, o trabalho existe há mais de três anos e agora está no momento de trabalhar o melhoramento genético e inserir qualidade nos rebanhos leiteiros. A pretensão, segundo ele, é de atender aproximadamente 400 produtores até 2010.

Entenda a EMDGA

A EMDGA foi construída na Embrapa Acre com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre Contrato BID 1399/OC-BR. O projeto foi desenvolvido visando o aspecto sócio-econômico, através das biotecnologias da reprodução animal que possibilitam o incremento na renda familiar e motivação da permanência das famílias de agricultores no campo.

Para chegar a esses objetivos, são utilizadas tecnologias de Inseminação Artificial (I.A), Transferência de Embriões (T.E), Fecundação In Vitro (FIV), sexagem de embrião e formação de bancos de sêmen e embriões. Este ano houve a aquisição de 25 vacas da raça GIR para que a produção dos embriões desenvolva animais adaptados às condições climáticas do Acre e tenham alta produtividade leiteira. "Com produção média de apenas 2,5 litros / dia por animal, o produtor precisa de incentivos desse porte para equiparar sua qualidade e rentabilidade da pecuária leiteira com o restante do país", afirma Assureo Veronez, presidente da CNA.

Os produtores interessados em participar do programa de melhoramento serão classificados em três diferentes níveis tecnológicos: tradicional, melhorado e avançado. A difusão de genética superior por meio da fertilização in vitro e transferência de embrião (FIV/TE) será realizada para produtores que alcançaram o nível tecnológico avançado. A utilização de animais de genética superior aliada à adoção de tecnologias básicas de manejo, nutrição e sanidade possibilitará ao produtor maior produção, rentabilidade e sustentabilidade da atividade.

Mais informações:Hugo KernAssessoria de Comunicação Embrapa AcreContato: (68) 3212 3272 hugo@cpafac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/