15/07/08 |

Embrapa Semi-Árido tem novo Chefe Geral

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Natoniel Franklin de Melo, da área de Biotecnologia e Genética Vegetal, é o novo Chefe Geral da Embrapa Semi-Árido. Ele foi nomeado para exercer um mandato de dois anos na Unidade que possui 325 empregados – 70 são pesquisadores – e tem a missão de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável de uma região com mais de 1 milhão de km² entre o norte do Piauí e norte de Minas Gerais.

Natoniel é doutor em Ciências Biológicas/Genética pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha na Embrapa desde 1994. Neste período, construiu uma carreira profissional que combinou a realização de pesquisas e atividades gerenciais em instâncias colegiadas, como o Comitê Técnico Interno (CTI), e na supervisão do Laboratório de Biotecnologia. Nos últimos quatro anos, na gestão do pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva como Chefe Geral, exerceu a função de Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (ChPD).

Abrangentes - O novo dirigente assume a instituição no momento final de elaboração do IV Plano Diretor da Unidade (PDU). Este é um documento orientador das estratégias e metas da instituição para os próximos quatro anos (2008/2011), com demandas priorizadas em consultas aos públicos interno e externo da Embrapa Semi-Árido. Na execução do III PDU (2004/2007), na qual Natoniel foi um dos principais responsáveis, a programação de pesquisa deu um salto com o aumento da quantidade de projetos, da captação de recursos para financiamento da pesquisa e da infra-estrutura da Unidade e com a renovação do quadro de pesquisadores.

Um bom resultado é que a Unidade já dispõe de uma carteira de mais de 20 projetos já aprovados até o ano de 2010 e que serão incorporados ao PDU. O que se pretende também é articular a elaboração de projetos mais estruturantes para a Unidade. O caráter ecorregional da Embrapa Semi-Árido precisa ser respaldado em projetos abrangentes que busquem a inovação tecnológica em grandes temas como a agricultura irrigada – em especial a fruticultura tropical, a biodiversidade do bioma caatinga, além da água na área seca. Inovação é fundamental, é um conceito a ser internalizado e adotado de forma criativa nos projetos e parcerias, afirma.

Bom momento – Para Pedro Gama, a nomeação de Natoniel acontece em um momento positivo. Além da coincidência com a fase final de elaboração do PDU, prospera no país um novo cenário econômico, inclusive no semi-árido. O apoio às novas possibilidades de desenvolvimento e de extinção das desigualdades sociais no país tem tornado a Embrapa uma instituição de grande prestígio, a ponto de receber da parte do Governo Federal um forte aporte de recursos no âmbito Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Estes aspectos, assegura o pesquisador, levam otimismo para a Unidade com as mudanças que virão com a nova gestão. Alguns processos já iniciados deverão favorecer os esforços de alcançar os novos objetivos e metas da Embrapa Semi-Árido nos próximos quatros anos. Segundo Pedro Gama, questões como a renovação do quadro de pessoal, o compromisso com o papel social da pesquisa e a participação dos empregados são conquistas que devem ganhar novo dinamismo com Natoniel Melo na Chefia Geral e refletem a evolução recente da gestão pública.

Marcelino Ribeiro (Mtb 1127/BA)Embrapa Semi-Áridocontatos: (87) 3862-1711marcelrn@cpatsa.embrapa.br

Mais informações:

Natoniel Franklin de Melo – Chefe Geral;chgeral@cpatsa.embrapa.br

Pedro Carlos Gama da Silva – pesquisador;pgama@cpatsa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/