16/07/08 |

Estudantes fazem curso de microbiologia na Embrapa Amapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Estudantes de Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Biologia e da Escola Família Agrícola do Pacuí, participam esta semana, de um curso de microbiologia agrícola e florestal, na Embrapa Amapá. O treinamentoconsiste em aulas teóricas e práticas, voltadas ao conhecimento científico de fungos e bactérias que atingem vegetais de diversas espécies, como limoeiro, cajueiro, bananeira, entre outros.

Como parte do programa, os estudantes aprendem conceitos de fitopatologia (estudo das doenças das plantas), como coletar de forma adequada as amostras (solo, galhos, folhas, flor, sementes), a forma de isolamento das amostras em laboratórios e posterior análise dos microorganismos. A estudante de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Emanuelle Pinto, 18, destaca a oportunidade. "É a primeira vez que freqüentamos um laboratório de fitopatologia, então tudo é novidade. Ocurso é bem dinâmico, com um bom aproveitamento, com certeza vai acrescentar muito na nossa formação", disse a estudante.

A pesquisadora Jurema Dias explica que,inicialmente o curso foi planejado para o grupo de estudantes concluintes  da Escola Família Agrícola do Pacuí, que todos os anos cumprem estágio curricular na Embrapa Amapá, mas diante da demanda de estudantes de graduação que também são estagiários da empresa, foi ampliado o número de vagas. "Com este treinamento, estamos contribuindo para disseminar informação técnico-científica, através da formação de estudantes das áreas agrícola e florestal", afirmou Jurema Dias, mestre em Fitopatologia.

Os dois primeiros dias foram reservados às aulas teóricas, com apresentação do conceito de fungos, que são agentes causadores de doenças das plantas, a taxonomia dos fungos, como estão classificados e caracterizados. A pesquisadora acrescenta que também é abordada a diferenciação entre fungos e bactérias, "para que os alunos tenham pleno conhecimento na hora de analisar estes microorganismos no laboratório".

Também atuam como ministrantes do curso as professoras Ana Cláudia Silva de Lira e Rosângela Pena, do curso de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e do IMMEs. De acordo com a Fitopatologista Rosângela Pena, os alunos também são orientados sobre as normas desegurança e de higiene para trabalhar em laboratório de análises. Um ensaio com o solo coletado na área da Embrapa Amapá está sendo planejado pela engenheira florestal Ana Cláudia Lira, para treinamento dos alunos.

As aulas práticas acontecem no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amapá, o único em funcionamento no Estado, sendo que está em fase deestruturação o laboratório de microbiologia e fitopatologia da Ueap. Cerca de 20 alunos participam do curso, que iniciou na segunda-feira (14) e termina na sexta-feira (18).

Dulcivânia Freitas (DRT/PB-1.063)Embrapa AmapáContatos: (96) 4009-9511 / 9902-9959dulcivania@cpafap.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/