16/07/08 |

Armazenamento de forragem é tema de dia-de-campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O escritório da Embrapa Transferência de Tecnologia de Campina Grande (PB), em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri Oriental, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SDT), a Prefeitura Municipal de Caturité, o CMDRS, a Emater, a Secretaria de Agricultura, as Associações Comunitárias, o BNB, o Projeto Dom Helder Câmara, a Coopecal e a Coopagel, realizam na nesta quinta-feira (17), na comunidade Campos de Emas, no município de Caturité (PB), um dia-de-campo sobre técnicas de armazenamento de forragem.

Segundo Heleno de Freitas, um dos organizadores do evento, a idéia dos realizadores é promover a segurança alimentar para a produção animal do cariri oriental do Estado da Paraíba. O dia-de-campo ocorre na propriedade do agricultor Antônio Pereira, das 8 às 14:00 horas. "Estamos convidando os agricultores daquela região para vir conhecer ações capazes de promover a sustentabilidade da agricultura familiar do cariri oriental", diz Freitas.

A programação do evento rural prevê apresentação do projeto "Difusão Tecnológica e de Apoio Operacional ao Armazenamento e Conservação de Forragens para a Agricultura Familiar do Território do Cariri Paraibano". Em seguida os produtores vão ter contato com práticas de processamento e armazenamento de forragem. "Ao final será aberto espaço para o relato dos agricultores e parceiros sobre as experiências do projeto", detalha o técnico da Embrapa.

O projeto tem como objetivo geral a difusão de tecnologia apropriada e capaz de contribuir para melhorar a qualidade de vida das famílias assentadas da reforma agrária e das comunidades de agricultores familiares do Território do Cariri Paraibano. "De forma específica queremos promover a geração de emprego e aumento da renda na atividade produtiva dos agricultores familiares daquele Território. Outra intenção é a difusão de tecnologia à produção pecuária apropriada para a auto-sustentabilidade, dentro da realidade social e produtiva, dos agricultores familiares", diz Heleno.

"A idéia é capacitar jovens e mulheres como agentes multiplicadores nas atividades de produção, beneficiamento, armazenamento de silagem e fenação; capacitar as famílias agricultoras familiares dos municípios do Território do Cariri nas práticas de ensilagem, fenação, cultivo de plantas forrageiras adaptadas aos sistemas agroflorestais e valorização nutricional. Com isso pretende-se garantir suporte forrageiro para os animais, no período mais crítico da estiagem, contribuindo com a sustentabilidade alimentar dos rebanhos, além de consolidar a caprinovinocultura como atividade econômica potencial para a geração de renda das famílias de agricultores (as) familiares e assentados da reforma agrária", explica o técnico.

Dalmo Oliveira (MTb/PB N.º 0598)Embrapa Algodão (Campina Grande/PB)Contatos: (83) 3315.4361 ou 9154.15135 imprensa@cnpa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/