15/07/08 |

Revitalização do Rio São Francisco é destaque no Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A recuperação de áreas degradadas às margens do Rio São Francisco é o tema do Dia de Campo na TV que vai ao ar nesta sexta-feira, 18 de julho. O programa é transmitido das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reprise no domingo, no Canal NBR.

A produção é da Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia, ambas localizadas em Brasília – DF, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A partir da coleta, multiplicação e implantação de espécies nativas na mata ciliar às margens do Rio São Francisco, a Embrapa Transferência de Tecnologia, por meio do Escritório de Negócios localizado em Petrolina (PE), está ajudando a recuperar a flora e a fauna da região e a preservar o "Velho Chico", como é popularmente conhecido um dos mais importantes rios do país.

O projeto Recomposição da cobertura vegetal de nascentes, margens e áreas degradadas nas sub-bacias e bacias hidrográficas do Rio São Francisco foi criado e coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e o Fundo de Desenvolvimento da Região (Funder), e o apoio da Embrapa Semi-Árido.

A iniciativa teve início em outubro de 2007 e a meta é o plantio de 200 mil mudas de espécies nativas da região às margens do São Francisco até o final deste ano. As mudas distribuídas para a população são multiplicadas por técnicos do Escritório de Negócios de Petrolina, com metodologia desenvolvida pela Embrapa.

Consciência

No dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Escritório de Negócios realizou evento em que foram distribuídas 3 mil mudas a estudantes de Petrolina que plantaram as sementes às margens do rio. O cultivo da consciência ambiental está entre os focos da ação organizada pela Empresa, ao lado do objetivo prático de promover a recomposição da cobertura vegetal de nascentes e margens do rio.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas. O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Mais informações:Embrapa Transferência de Tecnologiahttp://www.embrapa.br/sntValéria Costa (MTb. 15533/59/32 – SP)Telefone.: (61) 3448.4510E-mail: valeria.costa@embrapa.brColaboração: Karolline Soares

Embrapa Informação Tecnológicahttp://www.sct.embrapa.br/Maria Luiza Brochado (763/05/82/DF)Telefone: (61) 3448-4590 E-mail: malu@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/