18/07/08 |

Embrapa lança manual sobre o uso de marcadores de DNA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As pesquisas em melhoramento de plantas têm sido fundamentais no desenvolvimento da agricultura. Assim, novas formas para ampliar esses estudos são sempre foco dos melhoristas, entre elas, a tecnologia de marcadores de DNA ou moleculares. Pensando nisso, os pesquisadores Dario Grattapaglia, Rosana Pereira Vianello Brondani e Cláudio Brondani, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançam o Manual Prático para Desenvolvimento de Marcadores Microssatélites em Plantas.

Direcionado para estudantes, pesquisadores e professores, a publicação é inédita no país e reúne, em suas 114 páginas distribuídas em seis capítulos, de modo acessível e prático, protocolos rotineiros testados e aprovados no desenvolvimento de marcadores microssatélites aplicáveis em qualquer organismo animal e vegetal. Com isso, os autores esperam atender a crescente demanda da pesquisa por uma obra capaz de agregar todos esses métodos descritos, em detalhe, pela primeira vez em língua portuguesa.

Os marcadores são características de DNA que diferenciam dois ou mais indivíduos e são herdados geneticamente. Entre as classes de marcadores moleculares disponíveis os microssatélites destacam-se por combinarem uma série de características, que os tornam uma categoria altamente informativa e de fácil aplicação na análise genética.

Um exemplo de sua relevância, de acordo com a pesquisadora Rosana Brondani, é que os marcadores microssatélites são utilizados hoje, como padrão internacional, para a investigação forense de identificação individual e vínculo genético em seres humanos, como o famoso teste de paternidade (DNA). Tal uso também é adotado, cada vez mais frequentemente, em animais domésticos para a verificação de registros genealógicos e em plantas, dentre outras funções, para a caracterização de bancos de germoplasma.

A bióloga Rosana Vianello Brondani, o engenheiro agrônomo Claudio Brondani, doutores em Biologia Molecular e pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás - GO) e o engenheiro florestal Dario Grattapaglia, Ph.D em Genética e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília - DF), são pioneiros em pesquisas de utilização de marcadores microssatélites em espécies vegetais e animais no Brasil e, desde 1996, oferecem treinamentos e cursos.

O Manual pode ser adquirido na Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF) pelo telefone (61) 3340-9999 ou correio eletrônico vendas@sct.embrapa.br ou na Embrapa Arroz e Feijão através do (62) 3533-2110 e sac@cnpaf.embrapa.br, pelo valor de R$ 37 reais.

-- Dalízia Aguiar (DRT 280314/MS)Embrapa Arroz e FeijaoTelefone: (62) 3533-2108E-mail: dalizia@cnpaf.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/