21/07/08 |

Pesquisador da Embrapa Acre integra Labex nos EUA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A partir de julho, a atuação da Embrapa no exterior vai incorporar trabalhos na área de manejo florestal.  O engenheiro florestal Marcus Vinício Neves D´Oliveira, pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco), é o mais novo integrante da equipe do Laboratório Virtual da Embrapa, sediado em Washington (Labex/EUA). No domingo (20), ele embarcou para os Estados Unidos com a missão de promover a articulação de ações conjuntas entre a Embrapa e o Serviço Florestal Americano, objetivando a realização de pesquisas voltadas ao controle do desmatamento e ao desenvolvimento sustentável em regiões de florestas dos dois países.

Entre os dias 16 e 18 de julho, o pesquisador participou de uma reunião na sede da Embrapa (Brasília-DF), para identificação de projetos em manejo florestal de uso múltiplo, no âmbito do Macroprograma 1, que poderão compor a Rede Amazônica de Manejo Florestal, em fase de implantação. A rede é coordenada pela Embrapa, com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro e outras instituições de pesquisa e ensino do País e tem como foco principal o desenvolvimento de pesquisas na área, inovação tecnológica, capacitação profissional, articulação de políticas públicas e formação de redes sociais, contribuindo para  um ambiente de negócios sustentáveis em bases florestais.

De acordo com D´Oliveira, as pesquisas desenvolvidas no Estados Unidos, por meio do Labex, darão suporte ao funcionamento da Rede. "A integração com o Serviço Florestal Americano abre caminho para a inserção de outros profissionais brasileiros na pesquisa internacional, além de criar oportunidades de treinamento na área florestal", afirma.

Implantado há dez anos, o Labex/EUA vem desenvolvendo pesquisas em áreas estratégicas como biotecnologia, agricultura de precisão e manejo integrado de pragas e doenças, com apoio de instituições de pesquisa e universidades americanas. O trabalho na área florestal será uma experiência pioneira e faz parte das estratégias de ampliação e fortalecimento das relações de parceria e cooperação da Embrapa no contexto internacional.

A incorporação de um pesquisador com conhecimento na área florestal à equipe do Labex/EUA, está relacionada com o projeto de implantação de um programa de florestas no Labex, cujas bases de desenvolvimento estão sendo delineadas. Na próxima semana, em companhia do pesquisador Félix França, coordenador do Labex/EUA, Marcus Vinício visita os centros de pesquisa do Serviço Florestal Americano, localizados em Albourn, Eugene e Seattle. O objetivo é conhecer pesquisas em ergometria e planejamento de exploração florestal, regeneração de áreas afetadas pelo fogo, sistemas de amostragem e dinâmica de florestas, bem como discutir com pesquisadores americanos as possibilidades de atuação. "Esse primeiro contato nos permitirá identificar áreas estratégicas para a pesquisa e, a partir daí, definir onde nossa experiência poderá ser melhor aproveitada", explica.

Doutor em manejo de florestas tropicais, Marcus Vinício é pioneiro em pesquisas com manejo florestal na Amazônia. Pesquisador da Embrapa Acre há 19 anos, suas pesquisas com manejo florestal comunitário madeireiro contribuíram para tornar o Estado referência no assunto, na região. A vasta experiência na área foi decisiva no processo de seleção para atuação no exterior.  Pela primeira vez, um pesquisador de uma unidade da Amazônia integra a equipe do Labex.

Mais informações:

Diva GonçalvesEmbrapa AcreContato: (68) 3212-3272diva@cpafac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/