23/07/08 |

Dia de Campo aborda renda agrícola e gestão da água

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produtores rurais da comunidade agrícola do Buriti Vermelho, em Planaltina (DF), participam nesta sexta-feira (25), das 13h às 17h30, do Dia de campo "Renda agrícola e gestão da água na bacia hidrográfica do Buriti Vermelho". O evento, organizado pela Embrapa Cerrados (Planaltina –DF) no Centro Comunitário do Buriti Vermelho, visa apresentar e discutir os resultados preliminares dos dados sobre sistemas produtivos, uso da água e renda agrícola colhidos com a aplicação de questionários.

A Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa atua com os produtores do Buriti vermelho em quatro projetos de pesquisa, sendo um deles em parceria com a Universidade da Califórnia. São estudados, entre outros temas, as relações entre acesso à água e qualidade de vida; uso da água e renda agrícola. "Há uma correlação entre pobreza e não acesso à água", lembra Lineu Neiva Rodrigues, um dos pesquisadores responsáveis pelo Dia de Campo. "A relação entre água, produtividade agrícola e pobreza rural não é óbvia, sendo importante realizar uma análise multiinsumo para melhor entendê-la", complementa.

Os produtores também terão acesso a dados preliminares sobre a oferta e a demanda hídrica da bacia. Os pesquisadores pretendem destacar os pontos importantes para uma gestão sustentável dos recursos hídricos. A equipe dos projetos observou que o aumento da desigualdade social é uma das conseqüências da falta de equidade no uso da água.

"A água é um recurso essencial para a sobrevivência e o desenvolvimento da humanidade. Nem sempre, entretanto, ela é suficiente para atender a todos os usuários, resultando em conflitos", comenta Lineu. Para reduzir essas situações, os pesquisadores destacam que é necessário compatibilizar a demanda com a oferta hídrica, realizando uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

Sobre o aumento da produtividade agrícola, a equipe dos projetos busca o uso mais eficiente da água nas culturas já irrigadas, como também, aplicar técnicas de irrigação apropriadas para áreas de sequeiro. "Analisando áreas extensas, como a da Bacia do São Francisco, da qual a Bacia do Buriti Vermelho é parte, podem-se encontrar áreas com alta produtividade e abundância de água coexistindo com altos níveis de pobreza rural", comenta. Programação O Dia de Campo inicia às 13h30 com a apresentação "Produção e renda agrícola na comunidade de Buriti Vermelho", a ser feita pelo pesquisador Marcelo de Oliveira Torres, pós-doutorando da Universidade da Califórnia – DAVIS. A segunda estação começa às 14h30 com as explicações do pesquisador Lineu Neiva Rodrigues sobre a "Gestão da água na Bacia Hidrográfica do Buriti Vermelho: compatibilizando a demanda com a oferta hídrica". Após o intervalo, previsto para o período das 15h30 às 16h, os produtores rurais irão trocar idéias e discutir os problemas identificados com a pesquisadora Jozeneida Lúcia Pimenta de Aguiar.  Gustavo Porpino de Araújo (Mtb 648/RN)Embrapa Cerrados Contatos: (61) 3388 9945email: gporpino@cpac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/