25/07/08 |

Feira Botânica apresenta alimentos funcionais e decorativos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Hortaliças, ambas sediadas em Brasília, DF, Unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) participam, neste final de semana, 26 e 27 de julho, da 103ª edição da Feira Botânica do Shopping CasaPark, apresentando pesquisas com alimentos funcionais e plantas alimentícias-decorativas.

Os alimentos considerados funcionais são aqueles que, além de nutrir, vão modificar seu metabolismo reduzindo o risco de doenças. Estudos comparativos feitos nos últimos 20 anos mostram que a incidência de doenças do coração, problemas hormonais e de câncer é oito vezes menor na população oriental, em razão dos hábitos alimentares. A Embrapa estuda os efeitos dos alimentos funcionais disponíveis para os brasileiros, tendo identificado alguns potencialmente importantes.

Dentre esses alimentos, destacam-se os cogumelos que além de nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne – são reconhecidos pelas suas qualidades terapêuticas, atuando como anti-hipertensivo, hipoglicêmica, anti-alérgica, antiviral, antitumoral, antibacteriana, antitrombocítica, antifúngico, hipocolesterômico, antiflamatório, estimulante do crescimento dos neurônios e tônico cardíaco -, promovendo a saúde e o bem estar físico e mental. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia adaptou para as condições brasileiras a tecnologia chinesa com o objetivo de minimizar os custos de produção, utilizando materiais simples, como gramíneas, na composição do substrato.

A Embrapa disponibiliza a tecnologia de produção de cogumelos, dentre outras, para empresas de base tecnológica com atuação no agronegócio, interessadas em se instalar em incubadoras parceiras do Proeta, programa parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Duas empresas do Distrito Federal fazem parte do programa, através de parceria com a incubadora Casulo, do UniCEUB: a empresa Cultivis Produção e Comércio Atacadista de Cogumelos Comestíveis, com a proposta de produzir cogumelos comestíveis das espécies shitake e shimeji  e a empresa Blazei Brasil, que pretende produzir farinhas à base de sorgo e trigo, enriquecida com cogumelos.

Uma outra opção é a banana, alimento muito consumido pelo brasileiro, pode ser rica em carotenóides com atividades de pró-vitamina A (alfa e beta caroteno) e em luteína, carotenóide importante na formação e proteção da mácula ocular. Além disso, os carotenóides são moléculas muito ricas na atividade antioxidante, agindo como protetores do organismo contra os radicais livres que promovem o envelhecimento e a implantação de doenças crônico-degenerativas como o câncer, o mal de Alzeimer, dentre outras. Dentre as bananas comerciais as mais ricas em alfa e beta caroteno (pró-vitamina A) são as bananas da terra, a banana de São Thomé e a banana roxa, que chegam a ter de 15 a 20 vezes mais pró-vitamina A que a banana Nanica, Prata ou Maçã. A banana Ouro tem o maior teor de luteína.

O camu-camu, fruta oriunda da região amazônica, pertence à família da jaboticaba, também possui excelentes propriedades funcionais. Além de ser rica em vitamina C, chegando a  um teor de 40 vezes mais de vitamina C, se comparado com o limão, possui também elevados teores de metabólicos secundários, tornando-o altamente antioxidante. Embora esses frutos sejam ainda desconhecidos da maioria dos brasileiros, o mercado internacional já disponibiliza cápsulas de extratos de camu-camu como fonte natural de vitamina C. No Brasil, a polpa do camu-camu é utilizada na produção de mixes para sorvetes e sucos.

Outro exemplo é o pimentão que tem componentes que impedem o crescimento de células do câncer. O brócolis e o repolho também podem reduzir o risco da doença, além de retardar o envelhecimento. Quem visitar o estande da Embrapa vai poder conferir as propriedades nutricionais das 53 espécies olerícolas (hortaliças) mais consumidas no Brasil, na Tabela de Composição Nutricional de Hortaliças, publicada pela Embrapa Hortaliças.

Decoração

Quem curte decoraração e jardinagem, vai conhecer a "Brasileirinha", cultivar de abóbora (Curcubita moschata) com frutos bicolores, desenvolvida com objetivo de disponibilizar um produto diferenciado devido ao aspecto ornamental (cores do Brasil) e à composição nutricional (combinação de beta-caroteno e luteína) de seus frutos. E o "Finestra" - híbrido desenvolvido com finalidade ornamental e alimentar, cuja planta se caracteriza pelo porte compacto com coloração verde intensa das folhas que contrasta com a cor vermelha dos frutos e com a amarela das flores.

Apesar do tamanho reduzido das plantas, resultante do cruzamento de duas linhagens de tomate compacto, o híbrido Finestra possui um bom potencial produtivo, quando comparado a outros genótipos de tomateiro do tipo ornamental.

Realizada há sete anos, a Feira Botânica do CasaPark ganhou mais um dia de funcionamento. Desde janeiro deste ano, ela fica aberta de sexta a domingo. Agora, você tem mais tempo para conhecer os produtos da Embrapa. Quem visitar o estande, vai poder adquirir sementes de Espécies Arbóreas Brasileiras. O estande pode ser visitado nos dias 25, 26 e 27 de julho – sexta-feira e sábado das 10h às 22h / domingo das 12h às 20h. Serviço

Evento: Feira Botânica CasaPark Tema: Plantas ornamentais e medicinais, complementos e acessórios para jardim - Local: Praça Central do Shopping CasaParkEndereço: SGCV Sul Lote 22, Setor de Garagens. Entrada gratuita.

Mais Informações:Edvalson B. Silva (Mtb 02998/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: mocoin@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/