02/07/08 |

Escolas de São Paulo recebem minibibliotecas da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito, SP recebeu em 25 de junho por meio da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) uma Minibiblioteca. Para o Estado de São Paulo, foram destinadas ao todo 45 Minibibliotecas.

Cada minibiblioteca tem 108 publicações impressas, 40 CDs e 37 fitas de vídeo. A coleção, elaborada com o apoio de outras unidades da Embrapa, trata de temas como preservação ambiental, educação e cidadania, cultivo de hortas e quintais, criação animais, cuidados com o solo e a água, e até mesmo sobre como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos.

A chefe adjunta de Comunicação e Negócios da Embrapa Meio Ambiente, Heloisa F. Filizola abriu a cerimônia dizendo o quanto estava feliz por esta entrega. "A Embrapa sempre procurou contribuir para a educação no Brasil, salientou, agradecendo a presença de todos". Compareceram todos os diretores de escolas da região. Uma das minibibliotecas foi exposta no auditório, com os 250 exemplares que a compõem.

A secretária da Educação, Dinara Pedrosa representou o prefeito de Capão Bonito, e também agradeceu a presença dos representantes de cada cidade. Ela disse que sempre que se atende a um convite, é porque esse convite vale à pena. "Livro é o melhor presente. Ele sempre nos espera com paciência", salientou. Para ela, que acredita no valor dos livros, essa atitude da Embrapa é muito oportuna. "As questões da Terra, da natureza, da água, colocadas pela Embrapa nas escolas para educar, para ensinar as crianças a amar tudo isso, não poderia ter sido em melhor momento", disse "É necessário ensinar nossos alunos a lidar com a terra com amor. Como poderíamos saber plantar, se não conhecemos a Terra?"

"A Embrapa faz isso, ensina a trabalhar com a leitura e com a Terra, criando um ser humano melhor". A secretária enfatizou que não há suplência para a Terra. "É aqui que temos de ficar e para isso precisamos cuidar dela direitinho", concluiu Para ela esse presente é muito educativo e apropriado.

A supervisora de Ensino Fundamental de Capão Bonito Sueli Caetano também parabenizou a Embrapa pela iniciativa. Ela acredita que esses livros irão contribuir para que os alunos sejam também efetivos eleitores.

A gerente adjunta de Produção da  Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF)  Mayara Carneiro, encerrou a cerimônia com a entrega simbólica de uma minibiblioteca para a Escola Municipal "Ana Benta". Ela explicou que o programa atenderá 1.279 municípios até o final de 2008. Milhares de estudantes de escolas públicas e suas famílias – a maioria delas da zona rural – de 750 escolas públicas municipais e estaduais localizados nas cinco regiões do País, serão beneficiados nesta nova etapa do projeto.

O Projeto Minibibliotecas 

Criado em 2003, no âmbito das ações do Fome Zero, inicialmente foi implantado em escolas públicas localizadas em municípios de baixo IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, de oito estados do Semi-Árido brasileiro. Em 2006, por meio de convênios firmados com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra e a Fundação Banco do Brasil - FBB, o Projeto chegou às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Na atual fase, por meio de um convênio com o Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDS, o investimento ultrapassou R$ 1 milhão de reais.

Minibibliotecas da Embrapa chegam a 750 municípios brasileiros – 14 deles na região de Capão Bonito, SP

 

Cristina TordinJornalista, MTb 28.499cris@cnpma.embrapa.br(19) 3311.2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/