28/07/08 |

Embrapa Arroz e Feijão tem novo chefe-geral

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Pedro Antônio Arraes Pereira foi nomeado pela portaria no 1.174 como o novo chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Arraes gerenciará o Centro de Pesquisa pelos próximos dois anos.

A escolha do novo gestor aconteceu por meio de um processo público que envolveu exame de currículo, apresentação e defesa de proposta de trabalho e avaliação de capacidade gerencial. O melhorista Pedro Arraes terá a direção de uma Unidade da Embrapa que tem a missão de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do arroz e do feijão, às vésperas de completar 34 anos de existência e que para cumprir com seu objetivo tem um quadro de 309 funcionários, desses 55 são pesquisadores, dos quais 50 com doutorado; uma sede administrativa com 1.027 hectares e mais cinco campos experimentais, localizados em Sinop-MT, Formoso do Araguaia-TO, Ponta Grossa-PR, Alegrete-RS e na Fazenda Palmital, distante 18 km da sede.

O engenheiro agrônomo, com especialização em Microbiologia Aplicada pelo Centro Nacional de Agrobiologia, mestrado e doutorado em Genética Vegetal pela University of Wisconsin-Madison e pós-doutorado pela University of California tem experiência em pesquisas com melhoramento genético de feijoeiro e é pesquisador da Embrapa desde 1980. Neste período, construiu uma carreira profissional que combinou a realização de pesquisas a atividades gerenciais, como a coordenação geral do Programa Labex Internacional – EUA de 2003 a 2007, a chefia de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade entre 1989 e 1995 e a chefia geral de 1997 a 2004.

O dirigente assume a instituição na fase final de elaboração do IV Plano Diretor da Unidade (PDU), um documento norteador da Empresa com suas estratégias e metas para os próximos quatro anos (2008-2011). O IV PDU apontará os desafios para o Centro de Pesquisa em meio a recentes mudanças mundiais, entre elas o aquecimento global, a alta demanda por alimentos básicos e conseqüente elevação dos preços.

Em seu breve discurso de posse, Pedro afirmou que pretende manter uma gestão transparente e participativa, aperfeiçoando os processos e realizando as reestruturações necessárias. Para isso, durante algumas semanas, sua equipe, já escolhida e igualmente nomeada, se reunirá com os funcionários para levantar demandas e buscar sugestões.

Pedro Arraes substitui a pesquisadora Beatriz da Silveira Pinheiro, que durante quatros anos de gestão renovou o quadro técnico da Unidade, incorporando pesquisadores, em áreas clássicas da pesquisa e abrindo novos segmentos, como pós-colheita, modelagem, mudanças climáticas e sistemas agroecológicos. Beatriz Pinheiro é graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, com mestrado pela Universidade da California Davis e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas e desde de 1974 é pesquisadora da Embrapa em fisiologia vegetal.

Ela encerrou seus trabalhos considerando que o caminho esteja relativamente pavimentado para a próxima chefia. "O Dr. Pedro Arraes Pereira, a par de sua alta qualificação técnica e gerencial, possui os predicados requeridos para estes novos tempos, incluindo firmeza e ousadia para mudar normas, desobstruir gargalos e romper amarras. Deixo, pois, a gestão com a maior confiança no seu sucesso e com a energia renovada para apoiar a implantação do PAC Embrapa", despediu-se Beatriz.

  Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14) Embrapa Arroz e Feijao (http://www.cnpaf.embrapa.br)Contato: (62)3533-2108.dalizia@cnpaf.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/