31/07/08 |

Congresso reúne especialistas de 27 países em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A capital federal vai ter a honra de ser a primeira cidade na América do Sul a sediar o Congresso Internacional de Reprodução Sexual de Plantas, no período de 4 a 8 de agosto, no Plaza Convention Brasília. Esse evento é promovido bianualmente pela Sociedade Internacional de Reprodução Sexual de Plantas (IASPRR - http://www.iasprr.org), com o objetivo de reunir especialistas mundiais das áreas de biologia molecular, celular e de genômica para promover conhecimento e intensificar as pesquisas em reprodução vegetal. Em sua 20ª edição, o Congresso está sendo organizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, e vai contar com a participação de cerca de 200 cientistas de 27 países representando os cinco continentes.

O evento já foi realizado na Europa (Áustria, Holanda, Polônia, Hungria), Austrália, Ásia (China) e na América do Norte (Canadá). Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Ana Cláudia Guerra, coordenadora da comissão organizadora, o fato de acontecer no Brasil traz muitos benefícios ao país, já que vai reunir pesquisadores de renome internacional na área de reprodução vegetal. "A interação desses pesquisadores com grupos brasileiros e latino-americanos fortalecerá internacionalmente a pesquisa realizada no Brasil e nos países da América Latina e permitirá que estudantes de graduação e pós-graduação tenham oportunidade de conhecer a pesquisa de ponta e grupos de pesquisa expoentes da área", afirma.

Além disso, a escolha do Brasil como sede é uma prova do reconhecimento internacional a todos os grupos de pesquisa que desenvolvem estudos nessa área no país.  Importância da reprodução sexual de plantas para a agricultura Uma das pesquisas de destaque na área de reprodução sexual de plantas, conduzida na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, é o desenvolvimento de estratégias de biotecnologia para a compreensão e domínio da apomixia, um modo de reprodução sexual por sementes presentes em mais de 42 famílias de plantas, inclusive em gramíneas pertencentes ao gênero Brachiaria, a mais importante forrageira cultivada no país.

A apomixia poderá ser muito útil para os agricultores, pois permite a utilização de sementes, inclusive de híbridos, colhidas em suas próprias lavouras em vários ciclos de cultivo com as mesmas características da planta-mãe.  Essa tecnologia pode beneficiar especialmente os pequenos agricultores, já que reduz a necessidade e a dependência da compra de sementes, diminuindo os custos de produção.

Outro destaque durante o Congresso será um trabalho desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Pasadena, EUA, baseado em conhecimentos de genética molecular, que permite compreender melhor o processo de reprodução vegetal e, consequentemente, o desenvolvimento de mecanismos de controle do fluxo gênico. O pouco conhecimento sobre os mecanismos de controle de fluxo gênico é um dos maiores entraves atuais para o cultivo de plantas transgênicas no mundo e, especialmente, no Brasil, dono de uma enorme biodiversidade vegetal.

Muitos outros tópicos científicos relacionados à biologia celular e molecular, genômica funcional e proteômica serão apresentados em forma de palestras e painéis durante o Congresso e, por isso, "o evento tem tudo para ser um sucesso científico", acredita Guerra.

Serviço: Evento: Solenidade de abertura do XX Congresso Internacional de Reprodução Sexual de PlantasData: 4 de agosto Horário: 14hLocal:no Plaza Convention Brasília (Setor Hoteleiro Norte Quadra 2 Bloco E).

Mais informações sobre o evento no endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/XXICSPR/pt/index.html  Fernanda Diniz (Mtb 4685/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaContatos: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/