07/08/08 |

Encontro aborda recuperação de áreas degradadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Práticas simples, de baixo custo, para o preparo de área sem o uso do fogo, com base em conceitos agroecológicos que resultam na recuperação de áreas degradadas, dão o tom do dia de campo que acontece nesta quinta-feira (7) na comunidade São Benedito, no município paraense de Bonito.

O encontro técnico é promovido pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante o evento, agricultores familiares e técnicos de extensão rural vão poder trocar informações sobre manejo da mandioca, uso de leguminosas para formação de palhada, plantio direto agroecológico, condições do solo e preservação ambiental com os pesquisadores Otávio Manoel Nunes Lopes e Eduardo Jorge Maklouf, responsáveis pelas pesquisas na área.

De acordo com Otávio Lopes, o plantio direto agroecológico em pequenas propriedades é uma tecnologia sem precedentes, inovadora, "pois o sistema de plantio direto utilizado no Brasil costuma ser aplicado à agricultura empresarial e não à familiar".

Os experimentos de solo e plantio direto foram conduzidos dentro do projeto "Indicadores de degradação e de sustentabilidade para diferentes sistemas tradicionais e alternativos de uso da terra na Amazônia", que integra o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil - PPG7.

PROSA RURAL E DCTV

O plantio direto agroecológico desenvolvido pelo pesquisador Otavio Lopes foi tema Este ano de um Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa, e também de um Dia de Campo na TV (DCTV), o programa de televisão da Embrapa. Ambos foram realizados pela Embrapa Informação Tecnológica (SCT) em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental.

O Prosa Rural sobre o tema, com 15 minutos de duração, pode ser ouvido diretamente do sítio do programa. Chega-se ao link localizando-se a grade de programação 2008 do Prosa Rural para a região Norte. O programa foi disponibilizado ao público na terceira semana de março, com o título "Plantio direto com preservação ambiental na pequena propriedade". O DCTV "Plantio Direto Agroecológico", com uma hora de duração, foi ao ar ao vivo no dia 23 de maio último e cópias em DVD podem ser adquiridas por meio da Livraria Virtual da Embrapa.

Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR) Embrapa Amazônia Oriental Contato: (91) 3204 1200 – izabel@cpatu.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/