08/08/08 |

África é tema de fórum da Fiesp

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Representantes de 27 países africanos estarão reunidos, na segunda-feira (11), no edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), para discutir oportunidades de investimento e negócios na África. A Embrapa participa do fórum mostrando como é possível contribuir para o desenvolvimento agrícola dos países africanos em desenvolvimento, por meio de parcerias.

O presidente da Empresa, Silvio Crestana, apresentará as novas fronteiras para Brasil e África no que diz respeito a alimentos e energia. Segundo ele, pelo fato de o Cerrado brasileiro apresentar similaridades com a Savana africana, é possível adaptar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, ao longo desses 35 anos, aos países africanos. "Temos tecnologias – produtos e serviços – suficientes para levar a essa faixa tropical do Globo, contribuindo para o setor agrícola desses países, estreitando relacionamentos e articulando parcerias entre o setor público e privado", explica.

Crestana apresentará também a conquista do conhecimento em agricultura tropical no Brasil;  a inovação, tecnologia e viabilização da agricultura tropical no Cerrado; e a importância sócioeconômica do negócio agrícola no país, que, em 2007, teve um saldo de U$ 49,7 bilhões na balança comercial do agronegócio.

A atuação da Embrapa na Europa, América Latina e África será outro ponto abordado. A idéia é mostrar a estratégia de cooperação internacional triangular da Empresa, que atua em países em desenvolvimento, em parceria com países desenvolvidos. "É uma  articulação de negócios que  envolve os setores público e privado, brasileiros e africanos, instituições internacionais e países desenvolvidos", afirma Crestana.

Serão apresentadas, ainda, as tecnologias disponíveis para esses países como produtos (mandioca e frutas, milho e sorgo, soja e algodão, cana-de-açúcar, entre outros) e serviços (zoneamento e monitoramento territorial, análise de manejo, sistemas sustentáveis de produção, entre outros), além das tecnologias sociais. O assunto agroenergia também será abordado como ponto fundamental para o desenvolvimento da África.

Além da Embrapa, participam do fórum empresas e entidades brasileiras e internacionais.  Serviço:

Evento: África: Fórum de Negócios e InvestimentoData: 11/08/2008Local: Salão Nobre – 15º andar – Fiesp/SPHorário: 9h às 13h

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/