11/08/08 |

Produção orgânica é destaque em Seminário de Vitivinicultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Avaliar o mercado e desenvolver um vinho orgânico, com ênfase na sustentabilidade atendendo ao desejo dos consumidores do norte da Europa. Esse é um resumo da história empreendida, desde 2002, por 15 pequenos viticultores da zona central do Chile (Provincia de Cauquenes), que, antes da iniciativa, viviam abaixo da linha de pobreza.

Hoje, eles são a Sociedad Terra Orgánica LTDA, que exporta vinho para a Suiça, com um retorno financeiro cinco vezes maior do esperado. Os detalhes e informações sobre o Selo Social do grupo serão o tema da palestra "Experiência Chilena na Produção Orgânica de Uvas para Vinho – Selo Social", ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Ernesto Labra Lillo, durante o VI Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul, que ocorre de 13 a 15 de agosto, no Clube Comercial da cidade de Bagé (RS).

Além de "Um novo horizonte para o sul do Rio Grande do Sul", como o que será abordado pelo agrônomo chileno, outras apresentações irão auxiliar no entendimento da realidade atual e indicar os caminhos a serem seguidos. Como, por exemplo, na palestra "A realidade do Mercado Brasileiro de Vinhos – Uma análise Crítica", que será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, ou ainda no Painel "Quem é e o que deseja o consumidor brasileiro- Estudo do Mercado Brasileiro de Vinhos e Espumantes", apresentado pela Market Analysis e debatido por representantes de vinícolas e atacadistas.

A realidade da vitivinicultura na metade Sul também será abordada. A produção será apresentada na palestra "Panorama da Vitivinicultura da Metade Sul" (Emater/Ascar); as "Características Físico-químicas e Sensoriais de Vinhos das Novas Regiões Vitivinícolas Brasileiras" serão apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Celito Guerra; e a parte econômica da vitivinicultura será tema do painel "Experiências de Investidores em Vitivinicultura na metade sul – Vantagens, Limitações, Demandas e Expectativas", com diversos participantes. Ainda integram a programação palestra sobre "A Experiência da ACAVITIS para a valorização da Identidade Regional e Organização dos produtores" e um Painel sobre "As Políticas Públicas para o Setor e seus reflexos na sustentabilidade da Viticultura".

Visitas técnicas à Vinícola Peruzzo, primeira cantina instalada no município de Bagé e aos Vinhedos Quinta do Seival – Miolo Group, em Candiota, também estão na programação,O evento é organizado pela Embrapa Uva e Vinho, Comitê de Fruticultura da Metade Sul, Emater/RS, Ibravin e Associação Bageense dos Fruticultores.

Serviço;

O que: VI Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul Data: 13 a 15 de agosto Local: Clube Comercial de Bagé (RS). Inscrições: R$ 20,00 na hora Informações: (53) 32271623, (53)32426269), (54) 34558047, (54)34551800
Viviane Zanella Bello FialhoEmbrapa Uva e VinhoContatos: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/